sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Trânsito

Aumento nos Acidentes de Trânsito em Rondonópolis

Aumento preocupante nos índices de acidentes de trânsito em Rondonópolis mobiliza autoridades e destaca a importância da conscientização no tráfego.

Por: Jenivânia Maria

Setrat na Operação Ordem no Trânsito Foto: Wender Dias - Gcom

Nos últimos meses, Rondonópolis tem testemunhado um aumento nos índices de acidentes de trânsito. Dados recentes apontam para um crescimento significativo no número de ocorrências registradas na cidade.

Rondonópolis teve um aumento preocupante no número de mortes e feridos em acidentes de trânsito em 2021, tornando-se a segunda cidade com mais casos em Mato Grosso. De acordo com o Anuário Estatístico de Trânsito 2022, que apresenta dados de acidentes com vítimas fatais e não fatais, a cidade registrou 70 mortes e 1.452 feridos. Apenas Cuiabá superou esses números, com 76 mortes e 2.181 feridos.

Quando consideramos o índice de mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, Rondonópolis apresenta o maior índice entre as cidades mato-grossenses com mais de 100 mil habitantes. Em 2021, com uma população estimada de 236.042 habitantes, a cidade registrou 29,6 óbitos no trânsito para cada 100 mil habitantes.

Índice de acidentes. Foto: Rodinei Crescêncio/RDNew

Estatísticas apontam que muitos acidentes estão relacionados a comportamentos de risco, como excesso de velocidade, desrespeito às sinalizações e uso inadequado do celular durante a condução. Autoridades alertam a comunidade sobre a importância de adotar uma postura responsável ao volante.

A população é incentivada a colaborar com a segurança viária, seguindo medidas simples como o uso correto do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e conscientização sobre os riscos associados ao consumo de álcool antes de dirigir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário