quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

A FESTA DAS CORES

 Morte de Moise provoca debate sobre preconceito no Brasil  


Por Sil Costa

A festa das cores é um projeto que integra a escola de tempo integral Pindorama a alguns anos e ela representa a culminância da disciplina de projeto de vida, que é desenvolvido em todas as turmas do ensino médio. 

A festa das cores tem como objetivo a reflexão sobre o processo de desenvolvimento empírico de suas habilidades, pessoais, profissionais, emocionais e sociais dos estudantes mediante a execução dos projetos ao longo do ano. 

A abertura da festa é a mostra dos trabalhos, em que os líderes dos clubes de afinidades de cada equipe de estudo e trabalhos, compartilham as experiências vividas, boas ou não tão boas, mas cheias de aprendizados, superações e agora de alegria por concluírem a difícil tarefa de se encontrarem em seus sonhos ou reinventarem novos percursos para descobrirem outros sonhos, ainda não revelados em suas mentes.

Um dos professores orientadores de Projeto de Vida, Dr. em História, Jonathan Marcel Scholz relata – “A festa das cores é o momento de contemplação não só dos trabalhos desenvolvidos, dos seus projetos de vida, mas dos processos de amadurecimentos de sonhos ao longo do tempo e também têm uma perspectiva de se conectarem com as cores e com todos os seus significados. As cores se integram, as cores se misturam e se conectam, representando processos de transformações, no modo de pensar, e agir, aceitar a si mesmo e aos outros, e reconstruindo seu processo de resiliência, preservando ou adquirindo novos valores, ao longo da trajetória, para superar obstáculos, aperfeiçoar suas competências socioemocionais, pessoais e profissionais.” 

As apresentações dos clubes foram respectivamente, Clube de artes – Caverna dos desenhos, cuja obras são de alto nível; Clube do Futsal Masculino, que trouxe a medalha de ouro do campeonato escolares deste ano; Clube de Voley misto; Clube de Tênis de mesa misto, que teve campeão Estadual; Clube da Fanfarra, também misto; Clube de RPG – Jogos eletrônicos e por fim, Clube de Futsal feminino. Todos os integrantes destes clubes e pessoas presentes se vestem de branco, se concentram perto do palco e jogam pó coloridos para o alto, fazendo a integração das cores e em seguida vão em direção as pessoas que estão assistindo o evento e as trazem a brincadeira. Não só as cores se misturam, todos se misturam, conectando almas, corpos, os sentimentos de euforia e a alegria é tão contagiante que por muito tempo esquecemos nossas preocupações.

Instantes em que acontece explosão de cores – (Sil Costa).

O professor Jhonatan acrescenta: Essa festa expõe, né, um pouco do que foi discutido ao longo do ano do que marcou nas discussões de projeto de vida. Eles fazem reflexões coletivas e todos entendem que essa mistura de pó, representa a interação que conectam as pessoas nem que seja por um momento de socialização e fechar o ano letivo de 2023 é muito gratificante. Termino a matéria com a fala da aluna Jamilly, estudante do primeiro ano do ensino médio, – “Essa foi a minha primeira festa das cores e eu senti cada cor, cada sentimento e cada pessoa que estava presente. É uma emoção única, que só tem descrição, pessoal. Todos precisam aprender a viver com todos e com qualquer dificuldade.”

Viva a festa das cores.                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário