quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

As dificuldades enfrentadas por mães solos que estudam e trabalham

O termo hoje utilizado “Mãe solo” define bem o que muitas mulheres enfrentam todos os dias, sabemos o quanto é difícil a criação dos filhos; educar, cuidar, arcar com gastos etc.. agora imagine fazer tudo isso sozinha sem rede de apoio e ainda ter que trabalhar e estudar? Não parece ser uma tarefa fácil e realmente não é. 

No brasil são 57,3 milhões de mães solos, ou seja, 38,7% de brasileiras cuidando sozinha de seu lar, Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Ser mãe solo não é algo novo, mas a expressão “mãe solo” veio mostrar que tem uma diferença grande de mãe solteira, afinal de contas não se trata de um estado civil, você pode estar namorando e ainda sim ser mãe solo. 

Ser mãe solo não é fácil, mesmo que os números mostrem uma grande parcela da sociedade, elas precisam se reinventar todos os dias, pois existe uma barreira muito grande ainda chamada preconceito e a forma como a sociedade ainda impõe o formato de família Pai, mãe e Filhos ainda afeta muito as mães solos psicologicamente e infelizmente ele vem até mesmo de outras mães e mulheres. como um olhar torto nas reuniões de escola, os olhares de reprovação Rafaela Lima de 29 anos mãe, estudante de jornalismo e que atualmente atua na área nos conta um pouco a experiências sobre ser mãe solo e essas responsabilidades como trabalhar, estudar e ainda ser uma boa mãe.

 “O maior impacto é o esgotamento emocional, por ter que saber lhe dar com tudo sozinha, e isso acaba prejudicando o desempenho acadêmico e profissional.” Relata Rafaela. Mãe solo é um novo jeito de dizer que a mãe é a única responsável pelo filho tanto financeiramente, quanto no ato de dar carinho, amor, proteção, educação sem ter a presença do pai. Tudo isso e ainda ter a responsabilidade da busca pelo seu sustento. De acordo com Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) as mulheres trabalham cerca de 7,5 horas a mais que os homens em uma semana. Isso ocorre pela jornada dupla de trabalho entre emprego e as atividades do lar.

Rafaela e sua filha - Arquivo Pessoal

Rafaela ainda diz “A principal dificuldade é a falta de rede de apoio, seja ela por parte dos governantes, quanto familiar, pois não existem creches ou escola infantil pública em tempo integral, isso dificulta o trabalho externo.”

Sabemos que hoje as mulheres trabalham tão bem quantos os homens e no mesmo cargo, mais ainda existe sim uma desigualdade grande, principalmente na hora da contratação, que podemos notar que muitas empresas preferem dar a oportunidade para um homem solteiro mesmo que tenha filhos que para uma mãe. Apesar de todas essas dificuldades, é importante ressaltar a resiliência e a força das mães solo que trabalham e estudam. Elas são verdadeiras guerreiras, que oferecem o melhor para seus filhos mesmo enfrentando adversidades.



Um comentário: