quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Lei Paulo Gustavo impulsiona a Cultura em Rondonópolis

 Lei Paulo Gustavo impulsiona a Cultura em Rondonópolis

Por Robson Cirino

    A Lei Paulo Gustavo, reconhecida como Lei Complementar Nº 195/2022, está desempenhando um papel crucial na revitalização cultural em Rondonópolis. Essa legislação foi promulgada com o propósito específico de sustentar financeiramente os profissionais da cultura e preservar os espaços culturais, reconhecendo o quão essenciais são para a identidade e diversidade cultural da região.

Fonte: Site GOV

    Recentemente, a Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis– Secult, abriu as inscrições para os Editais Emergenciais de premiação N° 001; 002; 003 e 004/2023, contemplando aproximadamente 230 propostas de projetos artísticos e culturais na cidade. 

    Com um aporte total de R$ 1.887.627,43 (Um milhão, oitocentos e oitenta e sete mil, seiscentos e vinte e sete reais e quarenta e três centavos) proveniente do Governo Federal, estes editais visam impulsionar a cultura local e apoiar criativamente os artistas em Rondonópolis.

    Dentre os beneficiados, destacam-se projetos concebidos por alunos do curso de Jornalismo da UNEMAT, no núcleo pedagógico de Rondonópolis. Para esses estudantes, a Lei Paulo Gustavo proporcionou um suporte valioso, transformando ideias acadêmicas em oportunidades de profissionalização. Seus projetos incluem a produção de programas documentais que exploram desde a diversidade da comunidade LGBTQIA+ até a riqueza cultural e as tradições indígenas da região.


    "A chegada dessa Lei veio em um momento crucial para mim. O projeto que desenvolvemos na faculdade era algo muito especial e poder vê-lo ganhando vida é incrível", compartilha Ana Karolina, estudante do 5º semestre de Jornalismo. "Além de ser uma ajuda financeira pessoal, vai alavancar minha carreira aqui em Rondonópolis."

    Robson, outro estudante, expressa entusiasmo: "Explorar minha experiência na vida noturna de Rondonópolis como uma figura LGBTQIA+ será desafiador e muito significativo. Este documentário que estou desenvolvendo sobre minha persona drag queen tem um potencial enorme para impactar positivamente nossa comunidade."

    Os projetos contemplados têm até 180 dias após a premiação para serem desenvolvidos e entregues. Atualmente, os beneficiados aguardam a confirmação do pagamento da premiação pela Secult. A expectativa é que, até março de 2024, Rondonópolis testemunhe um florescimento cultural por meio desses projetos criativos e diversos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário