sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

SAÚDE DA PESSOA IDOSA

 

SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Calor e envelhecimento saudável

Por: Edna Rodrigues 
Idoso protegendo do sol. Foto: Reprodução


O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Isso quer dizer que falar de pessoas idosas é falar de um público que aumenta a cada ano no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2022, aumentou em 56,0% em relação a 2010 a quantidade de pessoas idosas.

Saber envelhecer é um aprendizado que começa desde criança tendo hábitos saudáveis que devem ser mantidos por toda a vida. E pensando nesse aprendizado contínuo, é mister falar sobre alguns cuidados com a saúde das pessoas idosas durante o verão, calor forte, sol intenso.

As temperaturas mais altas afetam as pessoas com mais de 60 anos de forma mais intensa, e isso é preocupante, pois pode provocar desidratação, por exemplo, visto que o organismo das pessoas idosas não tem tanta capacidade de se manter estável. A desidratação pode provocar sintomas que agravam o estado de saúde da pessoa idosa, como: reduzir a produção de urina, agravar a função renal; piorar a textura da pele, aumentando chances de lesões e feridas na pele; desregula o intestino, que fica preso, o que impacta também no apetite. Por isso, mesmo que a pessoa não reclame de sede ou sinta algum desconforto, é necessário beber água.

No vídeo da médica especialista em Medicina da Família e Comunidade – Dra. Sara faz alguns alertas, explicando de que forma o calor impacta na saúde das pessoas idosas.

Portanto, uma atenção contínua e eficaz para a saúde e o bem-estar da população idosa, requer diferentes níveis de intervenção. E deve estar baseada, em uma atenção integral, adequada, de qualidade, humanizada e oportuna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário