sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Contraceptivo: O uso irracional de anticoncepcional

Riscos no uso de medicamento contraceptivo sem orientação medica

Por: Sthefany Paulino Piau
      
   Foto: Sthefany Piau ( Anticoncepcionais comercialisados



O medicamento contraceptivo foi comercialmente lançado nos Estados Unidos no ano de 1960. Esta foi uma vitória para a classe feminina em seus direitos sexuais e reprodutivo, entretanto, esse livre acesso nos últimos tempos tem tido um efeito indesejado, trazendo perigo devido ao uso abusivo e autônomo de muitas mulheres.

Os contraceptivos são considerados MIP (medicamentos insetos de prescrição) pela Anvisa. Ou seja, ele entra no catalogo de remédios disponíveis para autosserviço em farmácias ou drogarias, assim não necessitando de receituário medico para o uso. Os MIP cumprem todos os requisitos de qualidade, segurança e eficácia exigidos pela legislação sanitária.

Em entrevista com farmacêutico Frankson Parreira, questionei qual era a sua observação sobre o consumo de métodos contraceptivos dentro da farmácia. Em sua visão ele diz que a maioria dos clientes que procuram o estabelecimento são pais com pré-adolescentes, meninas ainda entrando na puberdade com o intuito apenas precaver a maternidade precoce. Isso è de suma preocupação pois, se a mulher já teve início de relações sexuais, o cuidado deveria ser não apenas para gestação, mas com as ISTˋs(Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Outra questão levantada foi, se ele como profissional da saúde indica o uso do anticoncepcional. Frankson responde, “ eu apoio de forma medicinal, com o devido acompanhamento médico. O anticoncepcional de forma correta traz alguns benefícios para as mulheres. Tem bons anticoncepcionais com hormônios sintéticos capaz de ajudar com o tratamento de miomas, mulheres com auto fluxo menstrual, cólicas entre outras coisas. Porem, sou contra quem opta por fazer o uso por contra própria achando que vai prevenir a gravidez, para isso temos métodos mais seguros no mercado e que previne não só a gestação.”

Vale lembrar que, atualmente o crescimento de pessoas adquirido ISTˋs e que não sabem, tem crescido diariamente. É importante que antes do uso de qualquer tipo de medicamento, o indicado seria que lêssemos a bula e observássemos os efeitos colaterais que podem causar. Um dos principais efeito apontado pela medicina são náusea, dores na mama, sangramentos irregulares entre outros. Ligado a isso, a trombose, endometriose e infertilidade são algumas das doenças que podem estar ligadas ao uso abusivo e prematuro do anticoncepcional.

A Dr. Larissa Fonseca, medica ginecologista e obstétrica da cidade aqui de Rondonópolis, conversou com a nossa equipe e aponta que é importante o início do acompanhamento ginecológico logo na primeira menarca, para acompanhar a saúde ginecológica da mulher. Ela também ressalta que atualmente há outros métodos contraceptivos com hormônios que não os convencionais que estamos acostumados, sendo a pílula, injeção ou o adesivo.

Método pouco conhecido é o anel vaginal, similar a pílula, mas que libera o hormônio de forma gradativa durante o mês na corrente sanguínea da mulher.      
                                                                                                                              foto: Sthefany (anel Vaginal)


Há também os métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração. Descritos assim por sua elevada eficácia na proteção de mulheres contra a gravidez por um longo período de tempo. Reversíveis, parou de usar, se torna ineficiente. O implante hormonal mais conhecido com Implanon, DIU hormonal: Mirena e Kyleena e por último o DIU não hormonal sendo o de cobre e cobre com prata.

A Dr. Larrisa ressalta que cada corpo se adapta melhor com um método diferente, nem sempre o que a paciente tem por melhor opção o seu organismo ira corresponder. Por isso é sempre bom estar bem instruído por um médico de confiança e credenciado para.


                                                                                                                                                                                                                                                  






Nenhum comentário:

Postar um comentário