sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Dezembro Vermelho: Desafios e Alertas na Luta Contra o HIV/Aids em Mato Grosso

Mato Grosso registra novos casos de HIV/AIDS entre os anos de 2022 e 2023

Por: Ingrid Soares

O Dezembro Vermelho é uma iniciativa estabelecida pela Lei nº 13.504/2017, que representa uma extensa mobilização nacional no combate ao vírus HIV, à Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante todo o mês é promovida diversas atividades e mobilizações que são são realizadas em todo o país, com o intuito de disseminar informações acerca das formas de transmissão do vírus, métodos de prevenção, importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. 

Fonte: Biblioteca Virtual/Ministério da Saúde

Em conversa com a Técnica de Enfermagem, Wanny Clay Domingos Soares, a mesma destaca a importância da campanha: “É uma campanha fundamental para combater o estigma e garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas afetadas por essas doenças.”

Segundo dados divulgados pelo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação(Sinan), entre 2022 e 2023 foram registrados 1.927 novos casos de infecção por HIV em Mato Grosso. Quanto à Aids, o sistema apontou 679 novos casos durante o mesmo intervalo de tempo e de acordo com a Secretaria do Estado de Mato Grosso (SES-MT) 1.453 pacientes portadores do HIV abandonaram o tratamento há mais de 100 dias nas unidades públicas de saúde especializadas do estado.

Apesar dos dados alarmantes em relação ao surgimento de novos casos e abandonos ao tratamento, a técnica em enfermagem destaca a relevância da prevenção e sublinha a gama de suportes disponíveis para aqueles com o vírus : “Os pacientes com HIV/AIDS recebem uma variedade de suportes para lidar com os fatores relacionados à doença e manter o compromisso com o tratamento. Isso inclui suporte psicossocial, aconselhamento individual e em grupo, acesso a medicamentos antirretrovirais, acompanhamento médico regular, educação sobre a doença e orientação sobre estilo de vida saudável. Além disso, existem organizações e grupos de apoio que oferecem suporte emocional, informações e recursos adicionais para ajudar os pacientes a enfrentar os desafios associados ao HIV/AIDS.”

A realização do teste do HIV é crucial para todos, e os jovens desempenham um papel fundamental nesse cenário, visto que representam uma parcela significativa da população vulnerável às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV. Além disso, a conscientização dos jovens sobre a importância do teste do HIV promove a adoção de comportamentos preventivos.

A estudante de Jornalismo, Luana Caroline Ribeiro, relata o porque iniciou a realizar o teste todo ano e deixou um concelho para quem ainda está hesitante em relação ao assunto: “ Bom, decidi fazer o teste com frequência depois que comecei a fazer tatuagem e piercings. Pois vi uma reportagem que mostrou pessoas infectadas por conta dos materiais. Então todo final de ano eu faço junto com o preventivo. Eu acredito que o quanto antes a pessoa souber, fica mais fácil de tratar. Com os medicamentos o vírus do HIV fica praticamente intransferível e não evolui pra AIDS que mata.”

Em suma, o Dezembro Vermelho não é apenas um mês de conscientização, mas uma chamada à ação contínua. O engajamento da comunidade, aliado à informação e ao suporte adequado, é fundamental na luta contra o HIV/AIDS, enfatizando a necessidade de prevenção, diagnóstico precoce e solidariedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário