quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Cultura Geek: Fãs, Cosplayers e um Mundo de Possibilidades

 Por Maria Gabriela Sampaio - Rondonópolis 

Comunidade Geek: O Que É e Como Influência 

No coração de Rondonópolis, uma cultura vibrante e diversificada floresce, unindo entusiastas de quadrinhos, jogos eletrônicos, filmes e séries. O termo geek tem evoluído ao longo do tempo e, atualmente, é utilizado para descrever entusiastas e aficionados por áreas específicas da cultura pop, tecnologia, entretenimento, jogos e outros temas relacionados. Ser um geek vai além de simples interesses; é uma paixão profunda e um envolvimento ativo nessas áreas, é um fenômeno que transcende barreiras, influenciando a moda, a expressão artística e proporcionando um espaço de conexão única. 

Ingrid Soares, uma entusiasta do universo geek, que compartilhou sua visão sobre essa cultura. "Para mim, sempre funcionou como uma válvula de escape, para esquecer os problemas. Isso influencia diretamente em aflorar a imaginação, de te colocar pra pensar diversas vezes. É uma cultura muito rica, então me empolga em pesquisar e entender tudo sobre." 

  

Fotos: acervo pessoal Ingrid

Anime, Mangá e Cosplay: Expressões Artísticas em Destaque 



Fotos: acervo pessoal Kemilly

Dentro do universo geek, termos como anime, mangá e cosplay ganham destaque como formas de expressão artística e cultural. Shaider Feitosa, participante dessa comunidade diz que "A cultura geek em si influencia de maneira bem abrangente, indo desde pelúcias que é algo mais pessoal, até a própria moda mesmo em que você pode usar roupas com referência sobre a cultura." 

Guilherme Monteiro, um entusiasta do cosplay, revelou como o interesse por essa prática surgiu. "Meu interesse começou quando eu fui em um evento de cosplay e eu conseguia ver o quanto as pessoas conseguiam se aproximar mais do personagem quando faziam o cosplay."  

Riane Borges, outra apaixonada pelo universo geek, que compartilhou sua experiência com o cosplay. "Fui atrás de comprar as coisas pela internet, fazer a maquiagem, fazer toda a customização, e eu gosto muito, porque é uma forma de expressão artística. E ali, nesse mundo geek, onde você encontra pessoas que se identificam com esse mundo também, eu me sinto livre, eu me sinto bem, porque eu sei que eu não vou ser julgada, que ninguém vai me olhar estranho, ou que vão ter algum preconceito, porque todo mundo ali gosta da mesma coisa. Então é uma reunião de pessoas que têm um gosto em comum, e isso para mim é uma representatividade muito importante." 


Fotos: acervo pessoal Riane

Kimera Geek: Uma Jornada pela Cultura Nerd em Rondonópolis 

Conversamos Kemilly Fugiyama, a proprietária da loja Kimera Geek, um local que se tornou um ponto de encontro para a comunidade geek em Rondonópolis. Ela compartilhou a história da loja e como a pandemia impactou seus negócios. "A Kimera Geek é uma filha da Kimera Lan House, somos um casal apaixonado pela cultura nerd, série, filmes, jogos, animes, e trabalhávamos com a Kimera Lan House há 12 anos em Rondonópolis. Em 2019, surgiu a ideia de começar a vender alguns produtos Geek dentro da Lan House."  

A inauguração da loja foi no dia (16) de dezembro de 2019 e 2 meses depois veio a pandemia e tiveram que fechar a Lan House, e não sendo nem essencial e nem tendo a possibilidade de trabalhar com ela on-line, a Kimera Geek foi a principal fonte de renda da familia na época, pois existia a possibilidade de vender on-line, “e naquele momento foi a chave para o nosso crescimento, a única opção que tínhamos era fazer a Kimera Geek dar certo, com muito trabalho, divulgações no Instagram, conseguimos manter nossa família, e passar a pandemia, deu certo, conseguimos além de sobreviver, expandir a loja, e estamos tentando ser referência no universo Geek dentro de Rondonópolis.” 

A Kimera Geek não é apenas uma loja, mas também um espaço de encontros e experiências para a comunidade. "Nossos encontros sempre buscamos fazer gratuitos para toda a população, com experiências, jogos e atividades gratuitas. Já fizemos vários encontros Geek, que surpreenderam a gente com o público presente em Rondonópolis, que curte séries, filmes e animes.”   

Fotos: acervo pessoal Kemilly


A proprietária destacou a importância desses encontros. "Eu acho de extrema importância os encontros e a realização deles, para a troca de experiências, momentos de socialização e estar com pessoas que gostam do mesmo universo que a gente. 'Que falam a nossa língua'." 

Para o futuro, a Kimera Geek planeja inovações nos encontros. "A agenda de 2024 vai testar um novo modelo de encontros, separados por tema! A ideia é fazer encontros tematizados para atingir todos os clãs separados. Já fizemos nossa primeira edição com tema Pokémon e foi um sucesso. No próximo ano queremos continuar com essa ideia, em vez de fazer um encontro anual, queremos algo a cada 45 dias… com temas como encontro de Potterhead, fãs de Naruto, um encontro para Just Dance, etc."  

Kemilly ainda nos deu um pequeno spoiler: o próximo encontro pode estar mais perto de acontecer. Em fevereiro de 2024, teremos o primeiro encontro geek do ano?

Fotos: Google

As Fronteiras no Universo Geek de Rondonópolis 

Nesta jornada pelo coração geek de Rondonópolis, desvendamos um universo repleto de paixão, expressão artística e conexão. A comunidade geek, muitas vezes desapercebida, revela-se como um ambiente rico, onde os entusiastas encontram uma válvula de escape e um espaço para expressar sua imaginação.  

A Kimera Geek, surgida das cinzas da pandemia, se tornou não apenas uma loja, mas um ponto de encontro vital para a comunidade geek local. Seus encontros temáticos, planejados com tanto cuidado, evidenciam a importância dessas reuniões para a troca de experiências e a construção de uma comunidade unida. 

 À medida que Rondonópolis abraça o futuro, a Kimera Geek vislumbra um horizonte promissor para o universo geek. O aumento do consumo de séries, filmes e animes, impulsionado pela pandemia, só fortalece a presença dessa cultura na vida cotidiana. 

O universo geek não é apenas um nicho, mas uma força viva e pulsante que molda identidades e cria laços. Em Rondonópolis, essa cultura floresce, revelando um cenário onde a imaginação é celebrada, a expressão é incentivada e a comunidade se une em torno do que amam. O universo geek de Rondonópolis está mais vivo do que nunca, e suas histórias continuam a ser escritas com paixão, criatividade e uma imensa dose de diversão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário