quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O desperdício de água em Rondonópolis causado pelo descaso do SANEAR

Cano estourado, vazamentos e ruas alagadas. Esses são alguns dos problemas que o desperdício de água faz a população enfrentar

Por Carlos Costa – Rondonópolis, MT

14/12/2023


  SANEAR Rondonópolis-MT – Foto: Assessoria SANEAR


O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (SANEAR) atua em Rondonópolis desde 2005. A cidade atualmente contabiliza mais de 244 mil habitantes, e necessita de um serviço de qualidade, porem o histórico é outro.

Em  julho de 2018 aconteceu um grande vazamento de água no bairro Jardim Atlântico, onde um reservatório sem bomba mantinha vazamento constantes. A moradora Kamila Canedo relatou que os vazamentos já duravam mais três anos, causando alagamentos e dificultando o transito. Em resposta, o SANEAR na época disse “que o reservatório não tinha bomba que desligasse automaticamente quando o tanque atingisse a capacidade máxima de água e alegou que um sistema iria ser instalado para impedir os vazamentos de água. ”

                                                                     Rua alagada em Rondonópolis (2018) — Foto: TVCA 

Em janeiro de 2020 mais um episódio de desperdício de água. Um cano estourou no meio da Rua São Paulo no bairro jardim alvorada, o vazamento perdurava por 2 dias. A moradora Jéssica Menezes, alegou que a quantidade de água que jorrava dificultava a passagem e o trafego no local, trazendo transtornos aos moradores, além de causar desperdício de água, por se tratar de água potável. Os moradores fizeram a reclamação no SANEAR para que pudessem tomar as providências necessárias, mas, na época, o Sanear não se posicionou sobre o caso. 

                                                            Buraco e cano estourado no jardim alvorada (2020) – Foto: Giro MT

Além de todo esse desperdício e dos transtornos ocasionados, outros problemas ainda maiores são gerados, como falta de água em alguns bairros e contas de água ainda mais caras para os consumidores pagarem.

O SANER foi procurado, e em resposta o atual diretor técnico, Hermes Ávila alegou que “A companhia vem trabalhando na universalização da água, contando com dois sistemas de captação: diretamente dos mananciais e por meio de poços artesianos. Que em 2018 começou o monitoramento dos trechos da tubulação de água para identificar possíveis vazamentos ocultos e aparentes. Já em 2019 o SANEAR realizou as trocas dos hidrômetros obsoletos da cidade. E que atualmente a companhia trabalha com um número maior de funcionários para dar conta de toda essa demanda, todos uniformizados para melhor identificação e com profissionais trabalhando também no período da noite, quando o fluxo de pessoas na rua é considerado menor.”





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