sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Associação Gente de Fibra: O empenho para a promoção de políticas públicas inclusivas aos portadores de fibromialgia em Rondonópolis

Por Luzia Moreira 

Em setembro deste ano, o prefeito José Carlos do Pátio sancionou as leis municipais que institui a política municipal dos direitos das pessoas com fibromialgia e a lei que garante transporte público coletivo gratuito aos portadores da doença. Ações de suma importância aos que vivem com a síndrome. E ações como essa só são efetivadas após muitas lutas, e a partir disso surgiu a associação Gente de Fibra (AGEFIBROMT) 

Fonte: Felipe Godoi/Gcom

O grupo hoje conta com mais de 400 pessoas e busca apoio das autoridades, promovem conscientização da população quanto a suas necessidades. Recentemente Eliane Barbosa Rocha, fundadora da Associação esteve presente na live “Seminário educação, direito e sociedade”, promovido pela Universidade de Estado de Mato grosso, sensibilizando as pessoas, combatendo estigmas e promovendo compreensão das necessidades dos portadores da síndrome.

A fibromialgia é uma síndrome que causa dor crônica em todo o corpo, ainda não se sabe a causa específica da doença e seu diagnóstico é clínico, pois não há exame específico que detecte a Fibromialgia.

Eliane contou um pouco sobre como é conviver com essa doença, que causa dores intensas em todo o corpo, contou ainda como isso afeta seu sono, sua saúde mental, aumenta a sensibilidade e causa muita discriminação por parte de pessoas que não compreendem a necessidade de ficar quieta em um período de crise e desacredita da dor que a mesma está sentindo, pensando que ela esteja apenas com “preguiça”.

Observa-se, portanto, a urgência na implementação de políticas públicas voltadas para os portadores da síndrome. Diante da ausência de um movimento municipal em prol dos fibromiálgicos, Eliane, diagnosticada há oito anos com a doença, optou por transformar sua experiência pessoal em uma iniciativa com o objetivo de unir os portadores da síndrome, visando assegurar direitos específicos para aqueles diagnosticados com a Fibromialgia no município.

Essa iniciativa busca garantir o acesso a tratamentos, medicamentos, apoio psicológico e inclusão social. Os esforços de Eliane têm alcançado resultados significativos, promovendo condições mais favoráveis para os portadores da doença em Rondonópolis. Essa abordagem não apenas reconhece a importância do tratamento médico, mas também destaca a relevância do apoio emocional e da inclusão na busca por uma melhor qualidade de vida para quem convive com a Fibromialgia.




 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário