terça-feira, 17 de maio de 2016

Projeto Plante uma árvore

Secretaria de agricultura planta em torno de 15 mil mudas por mês para atender população

Mudas selecionadas para distribuição

Em Alto Araguaia, cidade a 415 km de Cuiabá, pelo menos de 15 mil mudas são plantadas todos os meses pela secretaria de agricultura. O projeto plante uma árvore existe a cerca de quatro anos e foi criado para a conscientização sócio - ambiental atuando no combate ao desmatamento, valorizando o papel do plantio de árvores e preservação da natureza e seus recursos.
     De acordo com o secretário de agricultura, Dimas Gomes Neto, 63, são retiradas em torno de 20 mil mudas durante 40 a 45 dias e já foram produzidas mais de 100 espécies. “Tem espécies que vem de fora por alguns produtores, fazemos a seleção com nosso pessoal de agronomia, analisamos se a semente tem capacidade de germinação e se ela é uma espécie da nossa região, procuramos fazer cerca de 90% de sementes da espécie da região para não afetar a flora”, completa.
Segundo Dimas, todos pode pegar mudas de árvores, principalmente as pequenas propriedades para a recuperação de seus passivos ambientais e na área urbana para fazer o reflorestamento na frente de sua casa e as mudas que mais tem demandas na cidade são de árvores para fazer sombras e as frutíferas. Entre elas estão as de manga, tamarindo, caju e abacate. “Não fazemos bloqueio para as pessoas que vão em busca dessas mudas e também não restringimos  a quantidade a ser pega , porém, sempre alertamos e orientamos o espaçamento que deve ser feito entre uma arvore e outra”, avisa.
A dona de casa Raquel Aguiar Nascimento, 42, conta o quanto achou importante e interessante disponibilizar essas mudas, que além de conscientizar as pessoas com o pequeno gesto de plantar uma árvore, tornará melhor a vida no planeta e fará um bem para o meio ambiente. No caso Raquel prefere plantar mudas de frútices. “Plantei uma no fundo do meu quintal e cuido dela até hoje”, relata a dona de casa.

 O projeto dá prioridade para a população de Alto Araguaia, mas quem tem interesse pelas mudas e reside em cidades próximas da região, pode solicitar as espécies na Secretaria sem restrições. Atualmente, o projeto da Secretaria do Meio Ambiente está trabalhando em parceria com as Secretarias de Agricultura Saúde, com foco na plantação da crotalaria para ajudar no combate à dengue.
 Se você quer adquirir alguma muda basta ir à Secretaria de Meio Ambiente no horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 07h ás 11h e das 13h às 17h (Horário de Brasília). As mudas são gratuitas e não existe nenhuma restrição para adquirir.

Kaio Henrique






Nenhum comentário:

Postar um comentário