terça-feira, 17 de maio de 2016

Custo de vida em Alto Araguaia

Alunos da Unemat/Alto Araguaia comentam o custo de vida na cidade

Unemat, campus de Alto Araguaia
Desde 2013/1 a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), como forma de ingressar na faculdade. Com isso, o cenário da Unemat de Alto Araguaia mudou, antes, apenas alunos da região, e poucos jovens, deu espaço para pessoas que recém terminaram o ensino médio e de diferentes estados do Brasil.
Os calouros que vem de longe costumam chegar ansiosos com a nova etapa, sem conhecer ninguém, e com várias preocupações. Logo nos primeiros dias analisam os preços de produtos e serviços.

Saiba mais - Como se adaptar a mudanças de cidade

Elicardo Borges, 26, veio de São Paulo para cursar Letras, e afirma que o custo de vida na cidade “é muito fora do normal”. Ele explica que “aqui na cidade eu acho os produtos muito caros, e o custo benefício é muito ruim, devido os produtos não serem bons. Você vai ao supermercado da cidade e encontra verduras caríssimas, frutas caríssimas”, relata o estudante.

Saiba mais -  Com tudo caro, comprar verduras direto da horta ajuda a economizar

Calouros no primeiro dia de aula
Aluna do terceiro semestre de jornalismo, Fracielle Mesquita, 28, veio do Rio de Janeiro e mora na casa do estudante. Ela também acredita que os preços dos supermercados são altos, mas que em relação à aluguel de casas e kit-nets é possível encontrar  “preços legais”, diz. 

Luiza durante participação em congresso
A ideia é compartilhada por Luiza Purcino, 21, graduanda de jornalismo da mesma Instituição, que diz que em sua cidade natal, Ariquemes-RO, nunca encontrou aluguel de imóveis com luz e água incluso, que é o caso do lugar que a aluna encontrou para morar na cidade.

Dicas
·                    A Unemat oferece bolsas de auxílio moradia e alimentação aos alunos, e existem ainda as de iniciação cientifica, pesquisa, e extensão.
·                    No site Custo de Vida, é possível comparar o custo de diferentes cidades brasileiras.

Neila Grenzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário