terça-feira, 17 de maio de 2016

Coleta seletiva de lixo nas escolas

Coleta seletiva ainda não é realidade em muitas escolas de Alto Araguaia


Coleta seletiva é realidade em poucas escolas
A pauta ambiental é constantemente discutida, em diversos âmbitos: acadêmico, político, econômico e claro, jornalístico. Há uma série de iniciativas que precisam ser tomadas para que mude não só os hábitos, mas principalmente que haja uma eficácia na consciência ambiental e neste sentido, nada melhor do que envolver as crianças e despertar nelas essa ânsia por mudança. Atualmente um assunto que vem gerado inúmeros debates e iniciativas é a questão da coleta seletiva do lixo. Mas ela ainda não vem sendo adota das por todas as escolas de Alto Araguaia.
A diretora da Escola José Inácio Fraga, Naylen Cristina Cordeiro Santana, explicou que como a escola foi transferida para um novo local há pouco tempo, ainda não houve a instalação dos tambores adequados para cada material, mas que eles já estão comprados. Outro fator que desanima os estudantes de separarem os materiais recicláveis é que ao ser recolhido, os resíduos são misturados no caminhão do lixo. Isso, segundo a diretora, desmotiva os estudantes e fazem com que eles não se preocupem com essa questão. Na escola Carlos Hugueney o lixo é misturado e é utilizado o mesmo latão para todo tipo de material.
Os alunos sentem falta de uma política de coleta que seja mais eficaz e que, de fato conscientize. Samuel Radaelli, 13 anos, estudante da escola Arlinda Pessoa Morbeck disse que apesar de terem os depósitos para a coleta seletiva, eles não são seguidos e os cartazes que tem espalhados pela escola não são suficientes para que os alunos tomem consciência da importância de separar o material reciclável. E, pior do que isso, muitos alunos nem na lixeira jogam “quem realmente deixa as salas limpas, são as faxineiras, de resto, fica muita sujeita. Uma vez fizeram uma competição para a turma que deixasse a sala mais limpa durante o ano, mas apenas o pessoal da tarde, que eram os menores, se conscientizaram”. 
Em novembro de 2015 a Prefeitura da cidade criou uma Gincana Ecológica envolvendo três escolas do município (Adalcy da Conceição Rodrigues, Maria Júlia de Almeida e José Inácio Fraga). Durante uma semana foi proposto que os alunos dessas unidades recolhessem e depositassem materiais recicláveis nas caçambas que estavam disponíveis nas escolas. Ao fim, as escolas recolheram cerca de 2,5 toneladas entre plástico, papel, vidro e metal, segundo informou a Prefeitura. O material foi destinado para uma recicladora, mas o nome não é citado nas matérias divulgadas pela Prefeitura, mas, seguindo alguns moradores, a recicladora não está mais na cidade por falta de demanda.    


Saiba mais!   
Adriana Porto Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário