terça-feira, 17 de maio de 2016

Economia

Terminal do Banco do Brasil em Alto Araguaia sofre com falta de dinheiro aos finais de semana e feriados

O Banco do Brasil é um banco estatal que conta com mais de 52 milhões de clientes, 57.052 terminais de autoatendimento e 5.060 agências, segundo dados de 2010, fornecidos no site da instituição. Em Alto Araguaia (MT), há uma agência do banco, mas que constantemente recebe reclamações dos clientes por falta de dinheiro aos finais de semana e feriados. O Banco disputa espaço com só mais duas agências, uma do Sicredi e outra da Caixa Econômica. A cidade vizinha, Santa Rita do Araguaia (GO) dispõe de uma única agência do Bradesco. O que faz com que os usuários não possuam tantas opções de bancos e nem de quantidade de agências.
Segundo o professor universitário Rafael de Jesus Gomes, que mora no município há dois anos, é raro ter dinheiro no banco aos finais de semana. “Isso é uma atitude muito irresponsável do banco, porque faz com que precisemos nos programar para sacar o dinheiro até, no máximo, sexta-feira. Quando morava no Rio Grande do Sul e em Sergipe, era raro acontecer, mas aqui, quase sempre ocorre ”.
Já para a estudante de Letras, Jaqueline da Silva Oliveira, a situação se complica ainda mais porque muitas lanchonetes em Alto Araguaia não passam cartão de crédito ou débito, então em caso de uma emergência, as pessoas acabam não podendo consumir em determinados estabelecimentos por não conseguirem sacar dinheiro.
Segundo o gerente geral da agência do Banco do Brasil em Alto Araguaia, Hidimo Kuster Correia, há um limite de dinheiro que pode ser colocado nos terminais por questão de segurança. Esse valor é estipulado através do fator de risco de cada terminal (se há muita violência na região, assaltos, índices de criminalidade) e é uma quantia que o banco estima atender à população local. Conforme informou o gerente, foi encaminhado solicitações para que haja um repasse maior para Alto Araguaia e que o problema não ocorra mais, ou, pelo menos, não com tanta frequência. Ele afirma também que há alguns finais de semana o banco vem mantendo os terminais abastecidos.
Aplicativos auxiliam nas transações bancárias
Outro fator que contribui para a situação é o excesso de saques realizados nos dias de pagamento da empresas e órgãos públicos. “O usuário não precisa sacar dinheiro para pagar mercado, farmácia. Ele tem o cartão e a partir do momento que utiliza, o pagamento já é efetuado, mas temos muitas situações em que as pessoas sacam todo o dinheiro da conta, ou até mesmo, sacam para colocar no envelope e depositar”, explicou Hidimo. O gerente justifica o problema como sendo a compilação de duas situações: a demanda excessiva de pessoas que utilizam o terminal pela questão geográfica, e pela não utilização dos recursos disponíveis para não se mexer no dinheiro de forma física, como transferências, pagamentos com cartão de débito, pagamentos online ou até mesmo pelo smartphone.

Adriana Porto Santos
  

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