sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

POKÉMON GO
Jogadores são punidos por usarem programas ilegais

Nesta semana a partir de quinta-feira 12, a Niantic começou a punir os jogadores de Pokémon Go em Alto Araguaia, suspendendo e banindo permanentemente as contas de usuários do aplicativo por usarem programas ilegais.

O jogo foi lançado no Brasil dia 03/08/2016 e teve aproximadamente 500 milhões de downloads no mundo todo, atualmente em nosso país à cerca de 100 milhões de pessoas jogando de acordo com o Google Play, o chama da vez é que o aplicativo conta com a realidade aumentada para smartphones, o jogo possibilita você capturar, batalhar, e treinar essas criaturas virtuais.

Praça da Matriz em Alto Araguaia onde sedia o único ginásio da cidade.


A Niantic empresa de desenvolvimento de software mais conhecida pelos jogos de realidade aumentada através de dispositivos móveis, começou nesta semana a identificação de contas que utilizaram ou utilizam programas ilegais (hackers e bot) em Alto Araguaia, diante dessa situação alguns jogadores tiveram suas contas suspensas por tempo indeterminado, a empresa esta fazendo uma analise para definir se o individuo utilizou ou não programas ilegais, caso tenha usado, a conta será banida e o jogador terá que criar uma nova conta e começar do zero.

Essas medidas são tomadas para que as pessoas tenham uma experiência fiel à dinâmica que a empresa deseja passar para os fãs e também para aumentar o lucro da empresa, uma vez que o usuário não tem itens e esteja com preguiça de andar ele terá que comprar moedas do jogo pelo cartão de crédito, o valor é em dólar, para os brasileiros isso já é uma desvantagem, acarretando os auto-índices de pessoas utilizando programas ilegais e criando esses tipos de aplicativo.
Pokestop em dia de evento.

Questionada pela situação imposta pela empresa a acadêmica de Letras/Inglês, Lirana de Brito Anastácio, 21 anos, relata que na quarta-feira ao abrir o jogo, ela recebeu uma notificação da empresa desenvolvedora do jogo Pokémon Go (Niantic), informando-a que a conta dela tinha sido suspensa por tempo indeterminado por ela ter violado os termos de uso do aplicativo.


Chateada pela situação Lirana conta o porquê de ter utilizado programas ilegais, “Quando eu baixei o jogo era muito legal, com o passar do tempo eu fui desanimando porque os lugares de pegar os itens são muito longe um do outro e isso que leva os jogadores como eu usar um programa hacker. Eu acredito que é difícil para uma empresa americana mapear a realidade virtual em todos os países e acho também que as cidades do interior do Brasil sofrem com a falta de elementos necessários para o jogo”, diz ela.


Assim como Lirana, o almoxarife Muryllo Soares Martins, 20 anos, é um dos jogadores que recebeu a mesma notificação da empresa e ressalta que desde o inicio o Brasil já não foi privilegiado com o lançamento do jogo, só chegando para os brasileiros quase um mês depois. Com isso ele e muitos outros fãs do jogo sempre utilizaram programas hackers. Diante dessa situação Muryllo defende que, “Enquanto a Niantic não resolver os problemas de mapeamento virtual com a implantação de mais recursos para nós jogadores, não só em Alto Araguaia, mas em todo o interior do país continuará tendo muita gente usando programas ilegais e eu continuarei usando enquanto a empresa não solucionar esse problema”, comenta.


Pokestop e único Ginásio de Alto Araguaia. 
Diferente dos jogadores citados acima o estudante, Raffael dos Santos Almeida Borba, 20 anos, tentou utilizar um programa hacker, mas não teve sucesso, no entanto sua conta foi hackeada por outro usuário e ele teve que começar novamente, por não ter conseguido recuperar sua conta do jogo. Raffael conta que esse jogo tem muitas limitações para Alto Araguaia o que resulta em buscar saídas, uma delas é a utilização desse programa que tele transporta o avatar dos usuários do aplicativo para qualquer lugar do Brasil ou ate mesmo para o exterior em busca de itens e pokémons raros.

Atualmente a empresa esta trabalhando no melhoramento de mapas virtuais e acrescentando mais elementos necessários aos jogadores, em especial para os brasileiros, juntamente com a adição da segunda geração de pokémons que sairá até maio de 2017. Em nota a empresa Niantic defende que a prioridade é oferecer uma experiência de jogo justa, divertida e legítima a todos os jogadores, se a determinação for que o usuário trapaceou então o jogador recebera um e-mail avisando que sua conta será fechada.



Da redação
Weverton Velasco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário