sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Aplicativos móveis ajudam na rotina de estudantes

Aplicativos móveis ajudam na rotina de estudantes


A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio à estudantes e professores. Cada vez mais aplicativos móveis surgem para facilitar e auxiliar alunos em diferentes áreas de estudo. Conciliar trabalhos e pesquisas de uma forma organizada nem sempre é uma tarefa simples. Há um aumento de estudantes que estão buscando mais por ferramentas que facilitem seu aprendizado. Com apenas o celular, é possível organizar atividades, aprender outras línguas, armazenar documentos, ler livros online, aprender ortografia e ainda estudar e fazer simulados para o Enem, entre outras funções.

A estudante do quarto semestre do curso de Jornalismo da Unemat, Karoline Benício Gonçalves de 20 anos, conta como a utilização de aplicativo à auxilia na organização da sua rotina de estudos.


Veja alguns dos aplicativos mais baixados:
Dropbox:  O Dropbox auxilia na organização e armazenamento dos seus documentos, fotos e vídeos que podem ser acessados sempre que preciso.
Mathway: Este app tem o poder mental de resolver suas questões de matemática e eliminar suas dúvidas. Você pode escolher entre várias funções matemáticas de álgebra para cálculo e muito mais. Mathway pode confirmar a sua resposta, mas não confie nele para cada pergunta que você tente.
Pocket:.Pocket permite que você salve artigos, vídeos e outros conteúdos on-line para que você possa dar uma olhada neles mais tarde, quando você tiver tempo livre.
Kindle: Transforme seu celular em um livro com o aplicativo de leitura Kindle. Se você está lendo por lazer ou se está estudando pesado, o app Kindle pode levar a leitura digital para o próximo nível. Provavelmente, a melhor característica do aplicativo é a capacidade de destacar e pesquisar definições de palavras, por meio do dicionário incorporado.
Evernote: Tem como principal função armazenar todos seus arquivos de maneira que você possa acessá-los por diversos dispositivos, como uma nuvem de dados. A plataforma comporta textos e imagens.
Michaelis Nova Ortografia: Com a mudança das regras ortográficas implementadas em 2009, é essencial que você tenha um dicionário que contemple a nova escrita de algumas palavras. Por isso, esse aplicativo é uma espécie de guia sobre as principais mudanças, ótimo para que você tire dúvidas relacionadas à escrita.

Manual da Redação: É um guia prático de como realizar cada tipo de redação: narração, descrição, carta, estilo jornalístico, crônica, poema e muitos outros, além de dicas para as dúvidas mais frequentes da Língua Portuguesa.

Guia do Estudante: Basta escolher a profissão desejada para identificar as melhores universidades e datas dos vestibulares. O aplicativo traz ainda um teste vocacional que ajuda o usuário a identificar qual a carreira ideal.

Enem e Vestibulares: Simulado
Simulado ENEM Vestibular é um dos aplicativos disponíveis na Mobogenie, que traz mais de 300 perguntas para que os estudantes testem seus conhecimentos. A didática do App divide as perguntas de acordo com as categorias estipuladas pelo MEC: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. Além de simulados para o ENEM, o App oferece questões da Fuvest e outros vestibulares.
 Acentuando: Aplicativo desenvolvido para smartphones e tablets, que explica se a acentuação está correta ou não. Existem três modos de dificuldade, o App serve para estudar mas tem dinâmica de um jogo, com conquista de novas “vidas” e desafios para “passar de fase”.

Nova Ortografia: Tire todas as dúvidas sobre língua portuguesa, acentuação, hifenização, alfabeto e até uso do trema. Tenha o aplicativo gratuitamente e aprimore sua ortografia.

Inglês – Enem e Vestibular: O aplicativo é cheio de exercícios em inglês para Enem e vestibulares. Os estudantes podem tirar dúvidas de gramática e vocabulário com facilidade!

Leitura Dinâmica: O aplicativo inclui várias atividades de leitura dinâmica que melhoram sua leitura em rolagem, foco e compreensão geral. Na sessão Praticar, o App guia o usuário por vários exercícios, fornecendo dicas e truques e permitindo avaliar a performance em cada fase.

Periodic Table: Aplicativo completo para estudantes de química. Apesar de ser em inglês, pode ajudar muito sanando dúvidas e aprimorando o conhecimento. A cada clique, um novo elemento é apresentado, com detalhes como peso atômico, massa molar, siglas etc.

Duolingo: o Duolingo é atualmente considerado um dos melhores serviços gratuitos para aprender diversos idiomas através de dispositivos móveis. O diferencial fica por conta do método de ensino, que se assemelha a um jogo e chama bastante a atenção de usuários mais jovens. Cada lição concluída rende pontos para seu perfil e aumenta seu posicionamento em um ranking constituído por seus amigos.




Da redação
Mirelly Ferreira de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário