sexta-feira, 13 de janeiro de 2017



Alto Araguaia fez História no futebol
  

  São quase dez anos do título da Copa Governador, principal conquistada do Araguaia Atlético Clube, time que fez história no futebol de Alto Araguaia. O campeonato foi realizado no ano de 2008, ano em que o ‘’ Pantera do Vale’’, como era conhecido se consagrou no futebol.
  
  O Araguaia Atlético Clube – A.A.C, foi fundado no ano de 1998, mas sua origem vem do time amador “Pantera do Lesta”, de 1930, time que era formado por sua maioria da família Hugueney, em competições amadoras era muito conhecido desde o Triangulo Mineiro as fronteiras do sul de Mato Grosso. O “Pantera do Leste”, se desfez na década de 70 e nasce o Grêmio Gabirobense nos meados dos anos 90, conhecido como “Leão da Fronteira”, que participa de vários campeonatos Mato-grossenses.
  
   Sem muitas conquistas a partir do Grêmio Gabirobense, em 01 de Dezembro de 1998, é fundado o Araguaia Atlético Clube ou “Pantera do Vale”, como time profissional de futebol. Em suas caminhadas começam a se estruturar o futebol de Alto Araguaia, o clube foi montado para disputar os principais campeonatos estaduais. Com espaço de treinamento montado, hoje conhecido como Clube ATC, reconstrução do estádio Belinão, com sistema de irrigação, refletores e arquibancadas, na época como um dos melhores estádios de Mato Grosso. Em suas campanhas de promoções e eventos para manter o time, foram de vendas de camisetas, bonés, bandeiras e até bingos.
  
  Com apoio dos comércios do município e a prefeitura, o Araguaia Atlético Clube monta um time com jogadores e equipe técnica profissional, e ingressa em 2008 na Copa Governador, principal campeonato do estado mato-grossense. Fazendo uma excelente campanha no comando do técnico Pedro Mendes, foi campeão invicto, em 18 jogos foram 8 empates e 10 vitórias o jogo da final foi em casa, no estádio Belinão, onde o Araguaia Atlético Clube levanta sua primeira taça de campeão de 2008, que garante ao clube acesso a “Série D”, do Campeonato Brasileiro em 2009. No campeonato o Araguaia A.C, termina em sexto colocado, onde apenas quatro se classifica.
   
Carreata da Vitória nas ruas de Alto Araguaia. Foto André FM
Taça de Campeão da Copa Governador 2008. Foto André da FM

   
   O locutor de Rádio Carlos André fala em entrevista, dos momentos em que conviveu com o time e de narrações de alguns jogos que ele fez.
                                                                   Entrevista Carlos André

   No mesmo ano em 2009 em sua participação na Copa Governador, desta vez o “Pantera do Vale”, como era conhecido, perdeu nos pênaltis para a equipe do Luverdense, de Lucas do Rio Verde-MT, garantindo o vice e uma vaga para a Copa do Brasil em 2010, enfrentando o Grêmio, o Araguaia A.C perdeu por 3x1 e foi eliminado na primeira rodada.
   
   Após a participação na Copa do Brasil, o time se depara com uma liminar da justiça em que o Ministério Público de Mato Grosso, proibia a prefeitura de enviar recursos para o clube, alegando ser muito altos. O clube cai em problemas financeiros, já que a prefeitura do município era seu maior apoio, assim em 2010 encerra suas atividades, deixando assim apenas lembranças dos gritos, euforias e vibrações no estádio belinão, principal palco de sua conquista, de todos os que acompanharam o time em anos de glória deixou saudades na história do futebol de Alto Araguaia.



                                                                                                                                       Wilmar Erasmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário