sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Maternidade na Juventude: crescer e criar.

Por Karoline Benicio 



Fotografia por Karoline Benicio


A gestação na adolescência tem se tornado um problema social cada vez mais comum em  nosso cotidiano, porém sem políticas públicas especificas voltados para a sua resolução. Abandono dos estudos, exclusão social, dificuldade no acesso e permanência no mercado de trabalho são apenas alguns dos problemas enfrentados por essas meninas que muitos jovens assumiram a tão difícil tarefa da maternidade.


 A pressão psicológica e preconceito social que essas meninas enfrentam talvez sejam as maiores e mais difíceis barreiras nessa trajetória que é crescer e criar um bebê o que resulta negativamente na saúde psicológica das mães. A estudante H.J, de 16 anos, mãe de um menino de 2 afirma que esse é um problema difícil enfrentado no seu cotidiano: ‘’. É bastante complicado porque as vezes não estou bem mas preciso estar para cuidar do meu filho. Ele ficar bem é o que mais importa agora, minhas sensações e sentimentos já não importam muito’’. São vistas como mães ruins, inexperientes e descuidadas, visão que quem vive nesta realidade descorda, ''Tive minha filha com 17 anos e isso me mudou muito, hoje sou mais mulher e madura. Sou uma ótima mãe e idade não tem nada a ver.'' afirmou A.A. 

O abandono aos estudos é um dos primeiros reflexos negativos que observamos na vida das jovens mães. Os dados fornecidos pelo PNAD apontam que das 414.105 mil adolescentes que tem pelo menos um filho e a idade entre 15 e 17 anos são 309.374 mil que estão fora da escola. Da parcela que ainda frequentam as salas de aula, as alunas tem um baixíssimo desempenho e rendimento escolar. A dificuldade de locomoção até a escola e as dores e enjoos da gravidez são os principais motivos apontados pelas meninas para não dar continuidade nos estudos.

No ano de 2016, encerra-se o prazo de 20 metas do PNE (Plano Nacional de Educação) que propõe ‘’universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar até o final do ano período de vigência deste PNE, a taxa liquida de matriculas do ensino médio para 85%’’. Porém, cremos que a meta não tenho sido alcançada, aguardamos a divulgação dos dados pelo PNE. O MEC também informou em entrevista ao G1 que não possuem programas específicos que atendam a esse público, as jovens em situação de maternidade ou no aguardo da mesma que abandonam as escolas, porém oferece dois programas que podem amenizar a situação mesmo que razoavelmente: o Protege e o Pro infância.

Protege: o objetivo do programa ''é prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Pretende-se, portanto, que os profissionais sejam capacitados para uma atuação qualificada em situações de violência identificadas ou vivenciadas no ambiente escolar.'' MEC (SAIBA MAIS)

Proinfância: '' O ProInfância é um programa de assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. O objetivo é garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas, especialmente em regiões metropolitanas, onde são registrados os maiores índices de população nesta faixa etária.'' MEC (SAIBA MAIS)

Os dados que permeiam a realidade das mães adolescentes e jovens são chocantes. O PNAD (Pesquisa Nacional Por Base de Domicílios) divulgou no ano de 2013 alguns dados levantados em parceria ao Movimento Todos pela Educação sobre a maternidade na adolescência.
·        
       No Brasil, 5.2 milhões de meninas tem entre 15 e 17 anos.
·          
       Deste número, 414.105 mil já tem ao menos um filho.
·         
       104.731 mil dessas meninas mães apenas 104.731 frequentam à escola.
·         
        309.374 estão fora das escolas para cuidar de seus bebes e crianças.
·         
         52.062 das mães entre 15 e 17 anos possuem empregos.
·         
         55,4% das mães adolescentes não chegam a completar o ensino médio.

Os relatos das jovens mães são de encher os olhos, muitas queixam-se do abandono dos namorados durante a gestação e das dificuldades de criar os filhos sozinhas. É o caso de J.H, de 17 anos, grávida de 6 meses, ‘’minhas amigas dizem que depois que o bebê nascer talvez meu namorado volte comigo, mas acho difícil, ele já deixou bem claro que não tem mais interesse em mim e nem no bebê. ’’ Já outras, casos mais raros, acreditam que os filhos não atrapalham em seus relacionamentos, o que é o caso de uma das entrevistas, Ivanna Rodrigues, 17 que diz ter namorado mesmo com suas duas filhas e que as mesmas nunca a atrapalharam em nada, nem nos relacionamentos e nem em sua vida.

Algumas medidas podem ser tomadas para que o índice de meninas gestantes na adolescência diminua e um deles é a melhor divulgação dos diversos métodos contraceptivos e principalmente a facilidade de acesso aos mesmos.

 Levar a informação principalmente as comunidades mais afastadas e distantes também é essencial. A educação sexual nas escolas é um assunto muito discutido e polemico entre os pais, porém, é de extrema importância uma vez que é na escola onde os alunos aprendem sobre comportamento, sociedade e inclusive sexualidade. Na aulas deve-se manter o foco nas aulas de prevenção sexual como medida educacional e de prevenção. As mães e pais, deixar o tabu de lado e focar em orientação, converse com seus filhos, oriente-os, tanto as meninas como também os rapazes. 

Cuide-se, busque informação e a dissemine e lutemos por mais políticas públicas para as meninas que já se encontram nesta situação, melhorias e oportunidades para seus bebes e crianças como para elas próprias e mais propostas e projetos para a redução deste fato.  


Confira uma entrevista realizada com a mãe Ivanna Rodrigues, a modelo das fotos que foram tiradas quando tinha apenas 14 anos e se encontrava a apenas um mês de ganhar sua primeira filha: Vitória. Hoje aos 17 anos também já é mãe da Valentina.



Entrevista disponivel no onedrive em áudio. Links:

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário