sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

APLICATIVOS NO COMBATE CONTRA DENGUE

por: Lucas Alencar

Com a chegada do verão, os cuidados para prevenir a dengue tem que ser redobradas. Pois com as chuvas que ocorrem nessa estação do ano, por conta das altas temperaturas causam acúmulos de água, onde os ovos do mosquito se instalam e prolifera o Aedes Aegypti, que causa a doença da Dengue, Zika e Chikungunya.

A coordenadora das unidades básicas de saúde (UBS) do município de Alto Araguaia, Giane Elbano, 39 anos, alerta sobre os cuidados que a comunidade deve tomar para evitar a proliferação das larvas do mosquito. “O ovo do mosquito fica até um ano e meio no guardado nos locais onde eles acham a possibilidade de se instalar. Tapinhas de cerveja, latinhas, pneus são os locais onde eles encontram morada com mais frequência para seu criadouro e proliferação da doença.”, explica.

Devido o avanço da tecnologia, aplicativos também foram criados para instruir a população ao combate do transmissor da doença. Alguns aplicativos alertam sobre o foco dos mosquitos ,onde eles se instalam, e em locais onde a água fica armazenada. Confira na lista abaixo dois dos aplicativos que podem te ajudar a combater o Aedes Aegypti:
Sai Zika- Trás notícias sobre essas três doenças e também permite à população denunciar os focos de dengue, locais onde às larvas do mosquito podem se desenvolver.



(Foto: Divulgação/SaiZika)
Mosquito Zero- È um projeto de participação social, tecnológica e monitoramento dos focos dos Aedes aegypti e casos suspeitos de suas doenças. Também têm como objetivo oferecer a toda a população ferramentas tecnológicas de rápido e fácil acesso, despertando interesse para adoção de medidas preventivas controle do mosquito.


(Foto: Divulgação/APP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário