sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

CUIDADOS COM A SAÚDE

   A Secretária de Saúde de Alto Araguaia, em parceria com o governo do estado, realiza neste sábado (14), uma tiragem para diagnosticar pessoas com problemas de visão para participar da caravana da transformação na cidade de Jaciara-MT.
  
  O mutirão será realizado das 8h ás 11;30hs e das 13;30hs ás 17h (horário de Brasília), no centro de saúde ou ‘Postão’.  O objetivo da ação é atender pessoas com problemas, como catarata e pterígio, e assim diagnosticados realizar as cirurgias. Os interessados tem que estar em posse de documentos como cópia de cartão do SUS e do RG.
  


  A viagem até a cidade de Jaciara e alojamento será gratuito. O atendimento está marcado para os dias 26,28 e 29 de janeiro e são oferecidas 260 vagas para Alto Araguaia, para pessoas acima de 55 anos ou mais.


   Além de atendimentos oftalmológicos, serão oferecidas consultas de hanseníase, palestras e oficinas ligados a saúde, emissão de segunda via de certidão de Casamento, Nascimento e Óbito, Carteira de Identidade, CPF, RG, Cartão do SUS e outros.

Para maiores informações os interessados devem procurar o PSF mais próximo, ou entrar em contato pelo 66 3481 2660.

Saiba mais;


   Muitos pacientes confundem catarata com pterígio. Ambas são enfermidades oftalmológicas, mas as semelhanças terminam aí. Segundo os médicos, a confusão se deve ao desconhecimento do pterígio. “Acredito que isso seja uma questão de cultura popular. Já tive vários pacientes querendo operar da primeira, quando, na verdade, tinham a segunda”, conta o oftalmologista Hilton Medeiros.

   Comum em países tropicais, o pterígio é uma membrana fibrovascular que surge entre a córnea (parte anterior e protetora do olho) e a conjuntiva (membrana mucosa que reveste a parte externa da córnea). Ele é perceptível a olho nu, pois forma uma carnosidade no canto dos olhos, em formato triangular. “O pterígio é um problema externo, diferente da catarata, que atinge o cristalino, que é na parte interna do olho”, detalha o especialista. Na catarata, o cristalino — lente natural do olho humano — se calcifica. Como ele é responsável pelo foco, a doença causa a perda gradual da visão.

Já o pterígio é associado a fatores genéticos e à exposição intensa a calor e raios ultravioleta. No Brasil, tem maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. O uso de óculos escuros com 100% de proteção UV é um dos mecanismos de prevenção mais eficientes.

http://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2013/10/18/noticias-saude,193638/entenda-a-diferenca-entre-catarata-e-pterigio.shtml

                                                                                                                           José Mazani

Nenhum comentário:

Postar um comentário