segunda-feira, 18 de junho de 2018

Imigração japonesa no Brasil completa 110 anos


Por Letícia Yamasaki/ DA REPORTAGEM

Primeiro navio com imigrantes japoneses no Brasil. Imagem: Reprodução Brasil Escola.

Existem datas que são mais importantes para umas pessoas do que para outras. Uma delas é a da imigração japonesa no Brasil, que completa em 2018, 110 anos.
 Na cidade de Maringá (PR) terá uma festa para celebrar este fato, entre os dias 19 e 22 deste mês.

Imagem de divulgação do evento.

18 de junho de 1908 foi a chegada do primeiro navio, com imigrantes japoneses para o Brasil, o Kasato Maru, também visto como “Navio da Esperança”. Esta viagem que durou 52 dias, trouxe para o porto de Santos (SP), 793 pessoas do Japão. A partir de então muitos atravessaram o planeta em busca de condições melhores de vida, inclusive depois da Segunda Guerra Mundial. Durante as guerras (Primeira e Segunda) foi proibida a entrada deles no Brasil, pelo fato deste último apoiar países que estavam contra o Japão.


Bairro Liberdade em São Paulo (SP). Imagem: Lello Imóveis.
No começo os imigrantes vinham para trabalhar na agricultura, depois outros passaram a ir ao Brasil em busca de melhores condições de vida, pós Segunda Guerra Mundial. Os estados brasileiros que mais têm japoneses são São Paulo e Paraná. O primeiro, com cerca de 400 mil japoneses, conta também com um bairro, a Liberdade, onde se encontra alimentos, objetos, entre outras coisas que representam a cultura nipo.



Segundo o Consulado Geral do Japão em São Paulo, existem no Brasil aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com origem japonesa. Apesar de se ter mais concentração de imigrantes nestes estados citados acima, atualmente eles estão espalhados por todo o país. Em algumas cidades brasileiras se tem festivais para mostrar um pouco da cultura do Japão, como em Maringá (PR) o Festival Nipo Brasileiro, que está em sua 28º edição, e o Festival do Japão, que aconteceu em alguns anos na capital Cuiabá (MT). 

Também ocorre o concurso Miss Nikkey, no qual se busca valorizar a beleza das descendentes de japonês ou mestiças que habitam terras brasileiras. Este evento tem alguns estaduais e o nacional. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário