terça-feira, 29 de maio de 2018

Escola Plena de Alto Araguaia apresenta resultados positivos

Da reportagem/ Lindéia David



Escola Carlos Hugueney/ Foto: Lindéia David


A Escola Estadual de 1º e 2º grau “ Carlos Hugueney” de Alto Araguaia, teve a implantação da Escola Plena desde o início do ano letivo de 2018, essa proposta é um novo modelo de ensino público em tempo integral, nela, os alunos do ensino médio entre 15 e 18 anos vão além das disciplinas nos estudos regulares, eles próprios elaboram o seu projeto de vida se preparando para o futuro mercado de trabalho. A principal função da escola é observar e incentivar as aptidões dos alunos, por isso estudantes matriculados, tem a iniciativa de escolher as disciplinas complementares (Eletivas), com avaliações semanais e estudo orientado ao projeto de vida de cada um.
A escola define quais disciplinas oferecer, como por exemplo aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. 
Devido a carga horária diferente de uma escola regular, a educação integral tem oito horas de aula por dia em vez de quatro. Os estudantes passam o período da manhã e da tarde na escola, recebem três alimentações diárias (café da manhã, almoço e lanche). Além de preparar o aluno para o futuro, esse método de aprendizagem melhora os níveis educacionais e diminui a evasão escolar.
Além das disciplinas obrigatórias, é oferecido ainda atividades extracurriculares (Parte Diversificada), o que gera um total de 17 avaliações individuais como: Artes, educação Física, Inglês, Português, Matemática, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação Semanal, Disciplinas Eletivas, Estudo Orientado, Projeto de Vida, Práticas Experimentais, Biologia, Física e Química.
A equipe escolar acompanha o tempo todo o desenvolvimento dos alunos, o que também contribuí para um melhor desempenho, que já é visto no primeiro bimestre. Os profissionais reconhecem de forma significativa as mudanças na aprendizagem e também no bom comportamento de todos.
Diretor Jean Merlin/ Foto: Lindéia David
De acordo com o diretor Jean Merlin Rodrigues de 38 anos, no início tudo é novidade, mas logo vem as mudanças nas adaptações por parte dos alunos e professores que aos poucos vão se ajustando. “Teve uma média de nove desistências de estudantes já matriculados, e outros que se matricularam bem depois e seguem com os estudos”. Houve também uma redução no quadro de funcionários por conta de novos pré-requisitos e um seletivo, estabelecido pela portaria do Ministério da Educação (MEC), professores que tinham vínculo empregatício de emprego já não poderiam permanecer devido a carga horária. Tiveram que passar por essa etapa do seletivo, tanto os funcionários efetivos quanto os profissionais contratados, já o permanente que não foi classificado, foi transferido para outra escola. “Antes eram mais de 30 professores lecionando nos três turnos e para mais que 400 alunos, somente quatro permanecem hoje na escola”, conclui o profissional de educação.


Hoje, a escola conta com 120 alunos matriculados, 10 salas ambientes, um laboratório de Física, Química e Biologia, 02 salas de informática e uma sala de descanso. Além disso, um refeitório, uma quadra poliesportiva coberta e uma horta orgânica em fase inicial que para cultivo próprio que fará parte da merenda escolar para os estudantes e funcionários.
A Escola Plena permite matricular ou transferir o aluno que venha de qualquer ensino regular, durante o período letivo, desde de que seja apresentado os documentos necessários do interessando, o que vale somente para alunos que pretendem cursar o ensino médio. A escola de tempo integral ainda tem vagas para receber novos alunos. Os interessados devem procurar a secretaria para iniciar o processo de matrícula. Mais informações pelo telefone (66) 3481-1195. A escola está localizada na rua Rio Branco, nº253, no bairro Beira Rio.
 
Professora Hélia Oliveira/ Foto: Lindéia David
A mudança na perspectiva de vida dos alunos da escola Plena tem sido um dos pontos positivos destacados dentro do modelo de ensino. Devido um tempo de permanência maior na escola, o estudante tem mais tempo para aprender e se dedicar as disciplinas. A professora Hélia Almeida Oliveira de 35 anos, já trabalhava na escola há seis anos e passou pelo seletivo para aplicar as disciplinas de Artes e Inglês. Ela fala que, com ás mudanças, os profissionais que exerce a função hoje em tempo integral, agora têm um processo exclusivo para atuarem apenas na escola, o que faz, com que cada um seja criativo nas suas aulas e tenham um planejamento diferenciado para que não caia na mesmice, oferecendo mais qualidade no empenho e no aprendizado. “Existe uma união maior entre alunos, professores e equipe geral, desde de o início da aula, ainda no nosso acolhimento procuramos priorizar que todos tenham um bom dia, e para que esse dia seja realmente bom é necessário que aja respeito e compreensão entre todos”, diz. áudio
A jovem do 3º ano, Bianca Pereira Barros de 18 anos fala sobre a diferença entre o ensino regular e o integral, antes eram só quatro aulas e as disciplinas eram divididas e agora com mais tempo, o aluno consegue aprender mais, porque é oferecido um estudo orientado antes da realização das provas semanais, o que serve para estimular o aluno a tirar boas notas, e é também importante para quem vai concorrer a uma vaga em uma universidade pública, já que algumas aulas estão voltadas para essa preparação. “Antes quando era época de provas eu chagava em casa e nem me preocupava em estudar, agora eu tenho oportunidade de rever todo conteúdo no horário de aula e ainda tirar todas a dúvidas, é bem legal e importante”, completa. áudio
Para Daiane Alves dos santos de 34 anos e dona de casa, mãe da aluna Flávia Camila Marques de 18 anos, do 1º ano, essa implantação integral é muito importante para o futuro intelectual e profissional dos alunos. No início parecia ser cansativo, mais por ser bastante diversificado o modo como são trabalhadas as disciplinas o aluno acaba gostando e se adaptando com os métodos aplicados, outras escolas deviam adotar esse tipo de ensino. “Sou totalmente a favor da escola em tempo integral, pois muitos pais, não tem tempo o suficiente para se dedicar aos seus filhos, por conta do trabalho e além disso as crianças ficam mais seguras dentro da escola o dia todo, do que nas ruas correndo risco de entrar em caminhos errado”, finaliza.
Quadra coberta Escola Plena/ Foto: Lindéia David


Reforma no prédio
Foram feitas algumas aquisições por parte da escola, que já eram previstos pela implantação mesmo, para o fornecimento de armários e investimentos para a sala de descanso e de laboratórios. Além de alguns recursos do governo estadual, tem também alguns embargos adquiridos através da promotoria no leilão de madeiras que devem entrar como material de construção para ampliação geral do local. vídeo




  

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