quarta-feira, 20 de junho de 2018

A participação da mulher na política


Da reportagem
Mirelly Ferreira



Por muito tempo a política brasileira tem sido dominada por homens, porém, com as diversas conquistas das mulheres nos últimos anos, também tem crescido lentamente a sua participação na política para que possam representar e dar voz as causas femininas.
Para isso, as mulheres também enfrentam diversos preconceitos, como machismo, até alcançar uma inserção na política e conseguir passar credibilidade.

Na década de 70 do século passado, as mulheres representavam 35% do eleitorado, ultrapassando a marca dos 50% no ano de 2006, quebrando a hegemonia do eleitorado masculino. Em relação à disputa eleitoral, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidaturas femininas alcançou 31,7% do total de registros nas últimas eleições de 2012, o que significa certo avanço. (fonte Brasil Escola)

Em Alto Araguaia-MT e Santa Rita do Araguaia-GO, algumas mulheres foram eleitas como vereadoras e prefeitas. Porém, é perceptível que muitas delas foram eleitas por terem homens na família ou amigos que tem peso político e que influenciaram nessa conquista, partindo desse ponto podemos refletir que ainda assim, mesmo ingressadas na política as mulheres não tem total independência.

Um exemplo disso é da atual prefeita de Santa Rita do Araguaia, Tânia Toledo Salgueiro, que antes de ingressar na política foi primeira dama. No vídeo , Tânia relata um pouco sobre a participação da mulher na política e sua experiencia como prefeita.


Histórico de principais conquistas das mulheres na política brasileira

- Em 1929, Alzira Soriano torna-se a primeira mulher a tomar posse como prefeita de um munícipio brasileiro. Ela foi eleita em 1928 para o cargo de prefeita da cidade de Lages (RN).

- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.

- Em 1933, Carlota Pereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira.

- Em 1934, a professora Antonieta de Barros, filha de uma escrava liberta, foi eleita para a Assembleia de Santa Catarina. Ela foi a primeira parlamentar negra da História do Brasil.

- Em 1975, ocorre a fundação do Centro da Mulher Brasileira.

- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.

- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.

- Em 1985, ocorre a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).

- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.

- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores) venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil. Em 2014, Dilma foi reeleita presidente para mais quatro anos de mandato presidencial.  Porém, foi afastada do poder, em 2016, através de um processo de impeachment. (fonte site suapesquisa.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário