terça-feira, 25 de julho de 2017

Redes sociais na Internet fomentam interações sociais

Por Onofro Martins *

Hoje com as grandes alterações nas formas como nos relacionamos hoje quando usamos termos como comunidades virtuais, sociedade em rede, tribos urbanas e muitas outras expressões que surgiram e se popularizaram em nosso meio, conforme discute a obra Redes sociais na Internet, uma das obras publicadas Raquel Recuero. A jornalista aparece entre as mais conhecidas e respeitadas pesquisadoras brasileiras da área de Ciências Humanas e Sociais.

Recuero nos mostra que a internet, nos possibilita através das redes digitais de comunicação, mantermos relações sociais contemporâneas. A obra afirma que as tecnologias digitais ocupam hoje um papel central e profundo nas mudanças conhecidas em todos os aspectos da vida social.

Possíveis acréscimos são muito difíceis de prever, pois acontecem muito rápido, tornando quase impossível resistir à tentação do determinismo tecnológico, que traduz em respostas encantadoras simples a máxima de que é a tecnologia que define a sociedade.

A pesquisadora apresenta explicações fáceis de compreender mostrando uma ilusão de segurança e solidez que pode ser reconfortante em um contexto conturbado como o nosso, pontuando o entusiasmo dos otimistas e dos pessimistas em relação às complexas mudanças no ciberespaço.

Para os otimistas, a interação pela internet estabelece ‘comunidades virtuais’ nas quais todos se relacionam em harmonia e igualdade e estão permanentemente dispostos a colaborar uns com os outros. Enquanto que para os pessimistas, o que existe é que há de pior na natureza humana, sendo o ‘ciberespaço’ um reino da mentira, da hipocrisia e de más intenções.

Em sua reflexão, Recuero mostra que as duas posturas desvinculam a internet da realidade social que a circunda esquecendo que as tecnologias são elementos culturais. Assim, não adianta falar em ‘redes sociais na internet’ considerando somente os fatores tecnológicos da questão, é preciso levar em conta que as pessoas interagem umas com as outras usando a mediação tecnológica. Assim, a pesquisadora se propõe a pensar as redes sociais na internet como agrupamentos intricados formados por interações sociais apoiadas em tecnologias digitais de comunicação. 

O livro mostra, ainda, os resultados em linguagem acessível, onde os conceitos são densos e a temática complexa, mas o texto é claro e acessível, sendo apresentados em duas partes. Mais conceitual, a primeira parte discute noções básicas, contextualiza teorias e localiza o leitor em relação às áreas de conhecimento envolvidas, apresentando autores que falaram sobre o tema. Na segunda parte, a autora divide sua experiência de pesquisa em diferentes sistemas e aplicativos em rede digital, encaminhando proposições metodológicas e compartilhando resultados a partir de exemplos com sistemas conhecidos como: Flickr, Fotolog, Orkut, Facebook, etc. 

A obra é interessante para os estudiosos da sociabilidade mediada por computador, para os profissionais da comunicação digital e para todos os que desejam compreender melhor a sociabilidade contemporânea.

Raquel afirma ainda que a interação no ciberespaço também pode ser compreendida como uma forma de conectar pares de atores e de demonstrar que tipo de relação esses atores possuem. Ela pode ser diretamente relacionada aos laços sociais.

Finalmente, a interação mediada pelo computador é também geradora e mantenedora de relações complexas e de tipos de valores que constroem e mantêm as redes sociais na Internet. 

Recuero alerta que a ideia de relação social possui independente do seu conteúdo uma ou várias formas de interações ajuda a definir o tipo de relação social que existe entre dois interagentes. O conteúdo constitui-se aquilo que é compartilhado através das trocas de mensagens e ajuda a definir a relação, podendo ter conteúdos variados.

Compreender essas redes é essencial, também saber usar a Internet como ferramenta da organização social e informação em nossos dias. Sendo essencial para entender os novos valores construídos, os fluxos de informação divididos e as mobilizações que emergem no ciberespaço. 

Ao longo da obra Raquel mostra os diversos mostra os diversos tipos e formas de redes bem como funcionam, trazendo uma abordagem das principais redes sociais. 


Obra resenhada: RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet.
Porto Alegre: Sulina, 2009, 191 p. Coleção Cibercultura.

* Acadêmico do curso de Bacharelado em Jornalismo da UNEMAT - Alto Araguaia MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário