segunda-feira, 24 de julho de 2017

Pierre Lévy, pesquisador em Cibercultura



Ele nasceu em 1956. É filosofo sociólogo, pesquisador e filho de pais judeus. Atualmente, vive na capital francesa, onde leciona aulas de hipermídia na Universidade de Paris desde 1993. Pierre Levy tem 61 anos, mas o tempo é sinônimo de segredos para este homem que desvenda os enigmas da informação, da comunicação e, sobretudo, da Internet.

Natural da Tunísia, norte da África, Levy descobre sua vocação para pesquisa com o filósofo Michel Serres na Universidade de Sorbonne, em Paris. Três anos após concluir seu mestrado, defendeu a tese em Sociologia e Ciência da informação da Comunicação, na discutiu sobre a ideia da liberdade na Antiguidade.

A partir deste período o pesquisador passou a aprofundar ainda sua busca pelo conhecimento do mundo que anunciava uma nova maneira de se comunicar no ciberespaço. Suas primeiras publicações foram A Máquina Universo – criação, cognição e cultura informática e As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, lançadas em 1987 e 1990, respectivamente.

Contudo, Pierre Levy se torna conhecido mundialmente em 1994 com a defesa de sua tese sobre a “As Árvores de conhecimento” um mecanismo virtual que criou com Michel Authier para promover o conhecimento de comunidades.

Hoje,Pierre Levy é um respeitado pesquisador do mundo on-line e desenvolve estudos referentes aos impactos da internet na sociedade pós-moderna. Além disso, ocupa a cadeira de pesquisa relacionada á inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, no Canadá.

* Por Karine Borges estudante do 4º semestre de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário