quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Índices de desemprego aumentam; reflexo é percebido em Alto Araguaia

Por Igor Perez

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho tem sido um desafio para aqueles que estão à procura de um emprego. Segundo dados do IBGE de maio deste ano o numero de desempregados cresce a cada mês. De acordo com a pesquisa, a variação mensal da taxa de desemprego marcava 6,50% em dezembro de 2014, e até setembro deste ano chegou a 8,90%. Segundo o coordenador de Alto Araguaia do Sistema Nacional de Empregos (SINE), Zosmen Severino de Rezende, os reflexos dessa realidade são percebidos em Alto Araguaia desde o mês de maio.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) realizada pelo IBGE, houve um aumento de desempregados no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado. Segundo a última pesquisa, até o mês de agosto se somavam 8,804 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Rezende afirma que todos os dias, cerca de 60 pessoas procuram a agência do SINE em busca de trabalho.  


A procura de oportunidade

O estudante de jornalismo, Marcos Augusto, 20, veio do Rio de Janeiro para Alto Araguaia e enfrenta a dificuldade de conseguir um emprego há nove meses. Para ele, os obstáculos para quem é estudante e não tem experiência são ainda maiores. "É complicado porque as oportunidades, principalmente para universitários são mínimas. Os empregos que eles oferecem não batem com o horário da faculdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário