sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Tempo e modo de uso das redes sociais podem causar problemas à saúde

Por Cleidiani Pereira

As redes sociais têm se tornado um dos principais canais de mediação entre as pessoas. Com o acesso à internet, seja por celular, computador ou tablete, a troca de informações é rápida e instantânea. Mesmo com estes benefícios, o perigo está ligado ao modo e tempo de uso desta ferramenta.
Segundo a estudante Fernanda Alves Curvelo, de 25 anos, a rede social proporciona uma comunicação rápida com os amigos e familiares distantes. Ela ressalta que tem facilidade em relacionar com as pessoas virtuais e gosta da parte de lazer e conhecimento.
Por outro lado, a jovem Lizandra Jéssica dos Santos, 20 anos, pontua e compara a facilidade de relacionar com pessoas no mundo virtual. “É muito simples fazer amizade com quem você não conhece no mundo real do que pessoalmente, olhando para ela”.
Já para o estudante BrunoRosa dos Santos, 22 anos, o acesso diário às redes sociais tem como finalidade se informar do que está acontecendo no mundo e interagir com outras pessoas da rede.
(Fonte foto-montagem: Blog Saúde Infantil)
Apesar das características positivas, o uso excessivo das redes sociais pode causar problemas à saúde e ao convívio social. Segundo a psicóloga Maria Cleany Corrêa Barbosa, 30 anos, elas atrapalham no momento em que deixamos de viver a vida social em função da internet. “Vários jovens perdem o sono. Com isso, o número de problemas emocionais e físicos, como depressão, obesidade e sedentarismo, aumentam.” De acordo com orientações, o recomendado é dormir de seis a oito horas por dia.   



Em pesquisa que avalia o nível de dependência dos adolescentes e jovens no Facebook, realizada pela Nativa-Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, deixa um alerta. Segundo a análise, 75% dos jovens preferem navegar na internet do que interagir com pessoas do mundo real. Questionados sobre usar a rede como mecanismo de desabafo de sentimentos, 70% deles, de jovens entre 13 e 18 anos, afirmam fazer estas postagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário