quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Saneamento básico é cobrado por moradores do Bairro Boiadeiro em Alto Araguaia

Por José Mazani Rodrigues

A falta de saneamento básico é um dos principais problemas encontrados nos municípios brasileiros. Em Alto Araguaia/MT, a situação não é diferente, as pessoas insistem em lançar esgoto residencial nos rios. A reclamação partiu de alguns moradores da rua Antônio Ayres Fávero, localizada no bairro Boiadeiro. Eles cobram providências das autoridades do município junto com a secretaria do meio Ambiente, para que o problema seja resolvido.
Realidade do bairro. Moradores canalizam o esgoto de suas
residências até o Rio Boiadeiro. (Fotos: José Mazani)
De acordo com Cosme Damião, morador do local, a prefeitura, secretaria do meio ambiente e os próprios moradores devem se unir para resolver o problema. “Temos que saber dos próprios moradores do bairro, porque as fossas até hoje não foram construídas, se é falta de condições dos próprios moradores ou é um projeto da prefeitura que não foi realizado”.
             Leonardo Mendonça Campos, está ciente da responsabilidade e ressalta que é dever de todos. “Por estar desempregado e por falta de recursos financeiros não tive como construir, mas ainda vou construir”, explica.
Segundo o prefeito do município, José Samita Maia Neto, não é obrigação do executivo fazer a fossa, porém, é obrigação fazer a rede coletora de tratamento de esgoto. Em entrevista, o prefeito ressalta a dificuldade dos moradores, principalmente por questões financeiras. “Não é porque eles querem, é porque não tem outra alternativa.”

Sobre medidas do município, Maia Neto diz que há um projeto em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário e Rotary Club, para construção de fossas ecológicas. “O projeto está em andamento. Mas, através de medidas como está vamos trabalhar para despoluir o rio Araguaia e o rio Boiadeiro”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário