terça-feira, 30 de junho de 2015

Cidadania: população e comércio araguaiense colaboram com coleta de lixo e limpeza das ruas

Por Zilda Arcanjo

 Junho não é apenas o mês de festas juninas, é também o mês do meio ambiente. Em Alto Araguaia-MT, algumas atitudes tomadas pela população, faz que a cidade fique mais limpa e sem acúmulo de lixo nas ruas. A preocupação em relação ao lixo produzido, é tanto dos moradores, quanto dos próprios empresários de rede de supermercado.
O detrito comercial, bem como das residências, é transportado pelo poder público e depositado no aterro sanitário da cidade. Para evitar que os resíduos fiquem muito tempo nas calçadas, a gerência de um supermercado, situado na região central do município, organizou uma equipe coletora.
Segundo a gerência, representada por Moacir Antoniacci Trivelato, este serviço facilita o trabalho de todos e as medidas foram tomadas devido a sujeira nas ruas causadas, também, por animais. “Os cachorros que ficam nas ruas, às vezes espalham os lixos porque o portão fica aberto na hora de descarregar os caminhões, mas, nós estamos corrigindo isto”, explica o gerente. Além da própria equipe de coleta, o comércio conta com amplas lixeiras instaladas aos fundos do supermercado, onde separam os vários tipos de resíduos antes do descarte. É o primeiro estabelecimento a adotar esta medida.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em média, uma pessoa produz 1,5kg de lixo por dia. Sobre este dado, o estudante de Ciência da Computação, Diego Pereira de Amorim, 19 anos, comenta que é um grande índice, principalmente, pelo lixo comercial. “É um dado muito grande, tendo em vista o todo; acho uma falta de respeito muito grande com o cidadão”.
Um casal que dá exemplos de cidadania é Dona Alcir Padilha da Silva e Walter Guimarães, ambos de 72 anos e aposentados. Eles dão dicas de como manter o ambiente limpo e bem cuidado.  “Varrer as calçadas todos os dias é um ato simples, mas de grande valia e ajuda a cidade ficar mais bonita”, destaca dona Alcir. Já Walter, pontua: “As pessoas precisam ter consciência de que não se pode jogar lixo no chão ou em qualquer lugar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário