sábado, 13 de junho de 2015

Conferência Municipal de Assistência Social em Alto Araguaia aprova trinta propostas

Por Eliana Cavalcante

    Em sua décima edição, a conferência municipal da assistência social realizado em Alto Araguaia/MT, no último dia 11 de junho, aprovou trinta projetos. O evento tem por finalidade avaliar as ações executadas em cada município e propor estratégias para melhorar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Organizado a cada dois anos, o encontro teve como tema “consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), rumo a 2026” e contou com a presença de integrantes dos Conselhos de Assistência Social dos Municípios de Alto Araguaia/MT.
       Durante a conferência, os participantes realizaram atividades em grupos, no intuito de elaborar e discutir propostas relacionadas aos serviços sociais da região, a unificação do sistema único de assistência social, e o fortalecimento do grupo para uma gestão mais democrática. Ao todo foram apresentados trinta projetos, ambos aprovados por unanimidade, com destaque para a criação de uma “casa de conselhos”. Conforme explica o psicólogo Adriano Gabriel, trata - se de um lugar criado especificamente para agregar todos a secretarias, com o objetivo de facilitar o acesso aos usuários.
     As palestras foram ministradas por Letícia Arruda Albuquerque, 31anos, assistente social da Associação das Primeiras Damas de Cuiabá (APDM), O congresso foi bastante proveitoso, porque saíram propostas positivas, que se forem implantadas, virão beneficiar os conselhos proporcionados melhores condições de trabalho e consequentemente aperfeiçoando o atendimento aos usuários”. 
Conferência aconteceu no salão da AABB (Foto: Marise Carvalho)
      Segundo a secretária de Assistência social, Sandra Paniago, 45 anos, A função da Assistência Social é ajudar a minimizar os problemas sociais existentes.  Por esse motivo, encontros assim são fundamentais para discussão de politica públicas com propósitos voltados especificamente para a população mais carente, com algum tipo de problema familiar, como violência, e alguma forma de exploração etc. segundo “o objetivo principal é fazer uma reflexão a respeito das ações realizadas, pela a Assistência Social de Alto Araguaia, bem como questionar, debater, avaliar, e pedir melhorias para nosso município, portanto, é preciso que a sociedade participe”.

      De acordo com Adriano Gabriel, 37 anos, psicólogo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santa Rita do Araguaia/GO, a sociedade precisa lutar por seus direitos e colocar em práticas as leis. “É imprescindível a participação de todos; o Sistema Único de Assistência Social, é uma política muito importante criado há dez anos no Brasil. Agora é o memento de discutir ações futuras. A conferência oferece  essa oportunidade para exercitar a democracia e discutir projetos que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finaliza o profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário