segunda-feira, 8 de junho de 2015

Unemat de Alto Araguaia fatura cinco prêmios em congresso regional de comunicação

Eliana Cavalcante e Yasmine Mônica


       Estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Alto Araguaia, conquistam prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), promovido pelo XVII Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom). De dez trabalhos enviados, cinco foram contemplados nas modalidades fotonovela, ensaio fotográfico artístico, projeto de assessoria de imprensa, reportagem impressa e roteiro não ficcional. 
     O Intercom ocorreu entre os dias 4 e 6 de junho, em Campo Grande/MS, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Como tema, o evento abordou a “Comunicação e Cidade-Espetáculo”, na qual teve a presença de várias instituições do Centro-Oeste nas seguintes áreas: jornalismo, relações públicas, rádio e TV, publicidade e propaganda entre outras. Durante o evento os acadêmicos puderam se envolver em diversas atividades como palestras , minicursos e oficinas.

      O inicio do Intercom ocorreu com a recepção dos calouros, em seguida o credenciamento. A cerimônia de abertura contou com o discurso da presidente do Intercom Centro-Oeste, Marialva Barbosa, e do organizador e coordenador do curso de jornalismo da (UFMS), professor Drº Marcos Paulo da Silva que comentaram a importância desse evento regional. 
     Para Miriam Soares de Araújo, 32 anos, estudante de jornalismo da Unemat/Alto Araguaia, participar do Expocom é importante, fundamental e necessário. “É através das atividades que fazemos durante o semestre que temos a oportunidade de expor para outras pessoas. Além disso, a premiação serve como um termômetro do trabalho feito”. A aluna teve trabalho premiado na categoria de assessoria de imprensa.
     “Achei incrível participar do Intercom. O congresso é interessante justamente pela troca de conhecimento e por ter atividades fora da faculdade”, comenta a acadêmica de jornalismo da UFMS/Campo Grande, Natalia Moraes dos Santos, 20 anos.
      No encerramento o coordenador Marcos Paulo da Silva, ponderou sobre algumas falhas que houve no evento citando os alojamentos, o restaurante universitário e pediu desculpas aos congressistas. Além disso, agradeceu a participação de todos que colaboram com o congresso. Destacou ainda o comprometimento do pessoal da empresa de Comunicação Junior, "Brava" da UFMS, porque mesmo em greve e com alguns contratempos a universidade conseguiu realizar um ótimo congresso. 



TRABALHOS VENCEDORES DA EXPOCOM/INTERCOM CENTRO-OESTE 2015

CATEGORIA JORNALISMO
Modalidade: Projeto de Assessoria de Imprensa
‘Assessoria de imprensa para Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia/GO’
Alunas: Cálita Fernanda, Miriam Soares de Araújo e Vanessa Rezende
Orientadora: Ana Carolina de Araújo Silva

Modalidade: Reportagem em jornalismo impresso
Reportagem ‘A festa que atrai gente viajante: descobrindo os caminhos e descaminhos da reportagem’
Alunas: Brenda Carvalho, Cassiane Luísa Mews e Laura Cristina
Orientador: Lawrenberg Silva

CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR EM COMUNICAÇÃO
Modalidade: Ensaio Fotográfico
Ensaio ‘Trabalhadores invisíveis’
Aluno: Ronaldo Divino Borges
Orientador: Lawrenberg Silva

Modalidade: Fotonovela
Ensaio ‘Responsabilidade socioambiental a partir da fotonovela’
Alunos Adriana Porto Santos, Igor Perez e Marcus Vinicius Santos
Orientador: Lawrenberg Silva

CATEGORIA CINEMA E AUDIOVISUAL
Modalidade: Roteiro de não-ficção
‘Restos: Produção de curta-metragem no interior de MT’
Aluno: Caio Higor Alvarenga
Orientador: Lawrenberg Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário