segunda-feira, 22 de junho de 2015

Colóquio de Jornalismo em Alto Araguaia promove discussão sobre mercado e pesquisa

Por Aline dos Anjos 

A nona edição do Colóquio, debate a produção científica na academia sobre a ótica da pesquisa e mercado. O evento organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia, vai ser realizado entre os dias 23 a 26 de junho, no Centro de Pesquisas de Alto Araguaia (Cepaia), anexo ao campus. A programação se diversifica entre mesas-redondas, exposição de trabalhos, oficinas e amostra cinematográfica.
A novidade para este ano são as oficinas. A comissão organizadora procurou fazer atividades mais dinâmicas e atender o pedido de mobilidades de horários. Atividades que antes aconteciam apenas durante o dia, agora serão ofertadas no período noturno, o que possibilita a participação de alunos que trabalham e não participavam das mesmas.
Segundo a coordenadora do evento, professora Me. Rosana Alves, o Colóquio tem como objetivo estimular o debate e a produção cientifica. “O encontro foi pensado como incentivo aos acadêmicos a se tornarem pesquisadores, se aprofundarem e produzirem trabalhos científicos, aprimorando assim o seu conhecimento”, afirma.
Como nas edições anteriores, o evento contará com a presença de convidados de outras instituições. Para a mesa-redonda de abertura, na terça-feira (23), os professores Dr. Edson Luiz Spenthof (UFMT), Me. Ailton Segura (UFMT) e Me. Daniele Teixeira Tavares (Assicom-Unemat / Cáceres) vão discutir as novas diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo. A mesa será mediada pela professora Me. Marli Barboza (Unemat).  
No dia seguinte, será a vez dos professores Dra. Rosely Romanelli (Unemat), Me. Lawrenberg Advincula da Silva (Unemat) e Taís Marie Ueta (SECOMM-UFMT)  apresentar a importância da pesquisa e relacioná-la com o mercado regional. A mediação será realizada pelo professor de Jornalismo Réulliner Rodrigues (Unemat).  
Na quinta-feira o destaque são os quadrinhos. A jornalista Taís Marie Ueta (SECOMM-UFMT) fará um percurso sobre os quadrinhos na contemporaneidade, tendo como debatedor o professor Me. Max Robert Marinho (Computação / Unemat) e mediação o professor Me. Iuri Barbosa Gomes. 
Será feita também uma mostra Cinematográfica do Projeto Artset e uma oficina sobre Imprensa Sindical que será conduzida pelo professor mestre Miguel Rodrigues Netto (Unemat). 
Os participantes presentes no evento serão certificados e poderão ter até 40 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário