sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Sites e suas diversas possibilidades interligadas


créditos da imagem agenciar8.com.br


por Yasminy Silva

Práticas de comunicação e consumo através dos perfis é um artigo de Adriana Amaral descreve uma analise em três plataformas onlines de música Last.fm, MySpace e Blip.fm, como elas fazem com que os grupos/tribos interagem entre si, se denominam e criam relacionamentos afetivos.


Divididos em quatro partes. A primeira trata sobre como era vista no século XVII a vida cotidiana dos meios de comunicação e como se desenvolveram até o século XX, pelos meios de comunicação de massa, onde grupos começaram a usar a internet para poder acessar e compartilhar gostos comuns e afetos. Assim, o crescimento da indústria comercialização de objetos, vestuários entre outros sobre o mundo musical.

Na segunda parte descreve como as plataformas se desenvolveram, com perfis de pets, moda, música, carreira profissional e o como os fãs desses perfis impulsionaram o aumento de acesso, a maneira de funcionamento de cada website, suas ferramentas, principalmente voltada para o My Space que é um site mais para relacionamentos.

Já o terceiro se volta para plataformas de música e como é desenvolvido o site com a finalidade de compartilhamentos e recomendações de musical. Apenas que o My space se encaixa nesse veiculo de levar a música para quem o acessa. Descreve também a plataforma Blig.fm que é um microblog, onde você pode opinar sobre a música e criar uma playlist do que mais escuta e compartilha com os demais que acessam.

O último tópico com considerações finais, com o objetivo do artigo e mostrando como meio de consumo de música e sites de relacionamentos estão interligados. O artigo demonstra como a indústria aproveita os veículos sociais para produzir materiais para o consumo, os fãs compram e divulgam para as pessoas que eles se relacionam, quase como mídias espontâneas do produto, onde o empresário ganha gastando pouco.

Com o passar dos anos isso se torna mais fácil e rápido, os meios de comunicação estão tão massificados, que surgiram os digitais influenciadores, onde eles mostram os produtos e os fãs compram, demonstra como a cultura vai se modelando e se tornando viral com as redes sociais, cada plataforma com suas particularidades, porém interligadas.

Atualmente, tudo em que você navega nas redes sociais aparece anúncio. Assim, a indústria cultural vai se massificando, a população vai se introduzindo cada vez mais no meio digital. Porém, ficando mais preguiçosa, pois as estratégias são mais visuais, com imagens com titulo gritantes.

O artigo oferece conceitos e discute a respeito da evolução da comunicação online, das estratégias de marketing e das elaborações de sites e suas funcionalidades, feito para pessoas engajadas no mercado e que gostaria de entender como funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário