segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Alcar centro-oeste reúne pesquisadores da história da mídia

O curso de jornalismo da Unemat, campus de Tangará da Serra, realizara  encontro regional para discutir os 30 anos da Constituição Brasileira.

Por Monique Esposito de Souza


Neste ultimo final de semana, dias 28 e 29 a Unemat campus de Tangará da Serra sediou o encontro regional da Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). O evento teve como tema de discussão os 30 anos promulgação da Constituição Federal de 1988. A Alcar tem como finalidade designar um ambiente para compartilhar estudos e pensamentos, para ajuntar pesquisadores, profissionais e estudantes da comunicação e interessados em história da mídia.

Conferência de abertura reuniu alunos e pesquisadores de comunicação. (Foto: Janderson Geraldi)


No primeiro dia do evento, a palestra de abertura foi conduzida pela Profª Dr. Maria Berenice da Costa Machado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e diretoria-administrativa da Alcar, palestrou sobre Democracia e Mídia: a desconstrução da Constituição Cidadã. Ela ressaltou vários artigos dentro da constituição que fomentam a comunicação e a publicidade, mas que essas leis, não são cumpridas como deveriam. Confira um trecho da palestra:


A professora afirmou que as redes sociais é uma arma que a sociedade pode questionar seus direitos, não só as instituições do direito ao consumidor. As propagandas abusivas, fazem com que a cadeia social, tenha que tomar uma atitude em relação aos excessos da publicidade nas propagandas. “Não cabe só o Instituto ao Idec protestar eu acho que toda cadeia social, desde a agência, o cliente, o veículo teriam que ter o olhar mais apurado, para os excessos da publicidade”, declara a publicitária sobre os direitos do consumidor que também foi instituído na Constituição de 88.
A publicitária e professora da UFRGS declara que em 30 anos de constituição na mudou. (Foto: Janderson Geraldi)

No segundo dia do evento, na primeira mesa redonda foi discutido ‘A participação da mídia brasileira na cobertura da ditadura militar e um olhar sobre a intervenção no Rio de Janeiro”. Os convidados foram o Profº. Me. Marcel Cheida Pontifícia, da Universidade Católica de Campinas​​, o Profº. Me. Ailton Segura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e o Profº. Me. Gibran Luis Lachowski, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com a mediação da Profª. Me. Antonia Alves (Unemat).

Primeira mesa redonda de sábado. (foto: Monique Esposito)


“Eu acredito que devemos ter e ser esperança, porque ela é revolucionária” (professor e Jornalista Gibran Luis Lachowaki)


O Profº Gibran discursa sobre o oligopólio no Brasil, onde a mídia está no controle de cinco principais grupos de comunicação. A pesquisa a ONG Repórteres Sem Fronteiras e da Inter Vozes, realizaram uma pesquisa onde identificaram 50 maiores veículos de comunicação brasileiras. Essa concentração atrasa a democracia. Escute o áudio abaixo:


O professor Gibran declara que precisamos caminhar para não repetirmos a história. Precisamos trabalhar concretamente e pensar na frente. Para ele, uma das coisas que é fundamental é discutir e fazer a democratização da comunicação no Brasil. Porque o oligopólio favorece a ditadura e é prejudicial a democracia. E ainda, necessita-se criar espaços e solidifica-los, para produzir novas narrativas sobre a realidade. Segundo ele, isso ajuda a passar a limpo o passado. “Eu acredito que devemos ter e ser esperança, porque ela é revolucionária”, finaliza o professor da Unemat.

Professor da Unemat Gibran Luis a esquerda da imagem. (Foto: Monique Esposito)


Já na segunda mesa redonda foi discutido a Constituição Cidadã 30 anos: um olhar sobre a democracia no Brasil, com a presença dos convidados Profº. Dr. Paulo da Rocha da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Profª. Drª. Alfredo Costa da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Profº. Drº. Romyr Conde da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Mediação feita pela Profª. Me. Rosana Alves da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).


Segunda mesa redonda da manhã sábado. (Foto Monique Esposito)

O professor Paulo iniciou a fala discorrendo sobre como a constituição foi criada logo após a revolução francesa. Segundo ele o cidadão influencia na democracia política, civil e social. “A desfiguração da constituição e o fim dela, é o fim da cidadania”, assegura o professor da UFMT. Escute o áudio, e acompanhe um trecho da mesa redonda:

Armar o povo contra o povo reflete o professor Paulo. (Foto: Monique Esposito)


Aluno do terceiro semestre de Jornalismo de Tangará da Serra, Alessando Oliveira de 23 anos, relatou o desafio de promover um evento regional com pouca experiencia acadêmica. E  de como o evento contribui para agregar ainda mais o que já aprendeu ao longo dos semestres.  E como é importante discutir a história da mídia brasileira.

Alesssandro é o primeiro da direita ele foi o cerimonialista e um dos organizadores.. (Foto: arquivo pessoal)
Acompanhe o áudio:



Para saber mais o que aconteceu durante o encontro de regional dos pesquisadores da história da mídia  brasileira entre na página oficial do facebook clique aqui, lá foi transmitido ao vivo as mesas redondas. Acesse a página da Alcar centro oeste aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário