segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Enxadristas participam pela primeira vez de competição de Xadrez representando Alto Araguaia



Enxadristas disputando competição. FOTO: Reprodrução
Ana Clara de Souza / Da Reportagem


O torneio foi realizado através da parceria entre Governo do Estado e Federação Mato-grossense de Xadrez.



Os Jogos Escolares da Juventude 2018 da etapa Estadual aconteceram na cidade de Diamantino (MT) nos dias 12,13 e 14 de outubro. Contando com a presença inédita de enxadristas de Alto Araguaia na competição. Ao todo 12 município participaram do evento, a delegação araguaiense foi representada por dois enxadristas, um técnico e o motorista cedido pela prefeitura municipal.

Os enxadristas que competiram pelo município fazem parte do projeto “Xadrez na Sala de Aula”, Luiz Gustavo Viana de Oliveira de 14 anos e Gustavo Pozzebom Carvalho de 13 anos, estudam na Escola Estadual Maria Auxiliadora onde o projeto tem sido desenvolvido.

Desempenho dos enxadristas Araguaiense 

Os enxadristas participaram em dois torneios, primeiro o convencional de xadrez, com duas horas de partida, garantindo vaga para os jogos escolares da juventude nacional 2018. A classificação final dos enxadristas de Alto Araguaia foi o 8° lugar para Luiz Gustavo e em 10° lugar para Gustavo Pozzebom. Na outra modalidade de torneio, o Blitz, com duração de partida de 10 minutos o resultado final foi o seguinte; 5° lugar para o enxadrista Luiz e 8° lugar para Gustavo.   

O professor Luciano Rodrigues Pereira e técnico da dupla avalia como positiva a participação dos enxadristas. “A participação dos enxadristas Araguaiense foi muito boa, ainda mais sendo a primeira participação dos mesmo em uma competição oficial. Vale ressaltar o empenho da atual administração do município em possibilitar a nossa participação no evento”, pontua o técnico.

Vale lembrar que essa é primeira participação de Alto Araguaia nos Jogos Escolares da Juventude na modalidade xadrez e só foi possível através do projeto “Xadrez na Sala de Aula”, desenvolvido pelos professores de matemática Luciano Rodrigues, Doroti Aparecida Soares, Lucidaria Paes, Cristiane de Oliveira, professora de História e ensino Religioso Carla Borges. Destacando também a participação voluntária do Sargento Parreira da Policia Militar de Mato Grosso do 13º batalhão.

Objetivo do projeto 

Democratizar o acesso à pratica e à cultura do xadrez como instrumento educacional, visando, o desenvolvimento dos alunos por meio da capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.

Além de permitir estabelecer vínculos ao aluno entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas a vida cotidiana, individual e social. Contribui para a diminuição dos índices de evasão e repetência escolar, abordando a inclusão educacional e social reduzindo o tempo de exposição de crianças e jovens em situações de risco social. O projeto abrange todos os alunos do 3º ciclo regularmente matriculado na escola Estadual Maria Auxiliadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário