sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Silvio Cezar Godoy mostra a importância do cultivo de horta orgânica para a saúde da população da região araguaiense

Por Letícia Ayumi Yamasaki

Horta de alface próxima ao Saneago. Foto: Maiza Borges.

Ao seguir os passos do pai, Silvio Cezar Godoy, nascido em casa, numa fazenda entre as cidades de Guzolândia e Auriflama (SP), também é um produtor rural. Após trabalhar como pedreiro, operador de máquinas de colher cana-de-açúcar, operador de trator e pecuarista, descobriu que o que gosta mesmo de fazer é cultivar hortaliças. Hoje, com 45 anos, possui duas hortas no município de Santa Rita do Araguaia (GO), uma localizada próxima ao Saneago (Empresa de Saneamento) e a outra, perto do Terminal Rodoviário Vale do Araguaia, em que a terra, segundo Silvio, é melhor. 

O produtor rural trabalha há 16 anos com horta no estado de Goiás e acredita que o emprego com carteira assinada já não compensa. Ele lucra mais com o cultivo de verduras e legumes, que depende principalmente da própria mão de obra. Silvio relata também que a única coisa química que utiliza nas plantas é o adubo, que é misturado com a terra.

Silvio fala sobre os tipos de alface que planta. Foto: Maiza Borges.

Godoy cultiva aproximadamente 45 mil pés de alfaces por ano somente na horta perto do Saneago, onde cada plantação demora de 55 a 60 dias para ficar pronta para comer. As hortaliças que ele planta são: alface americana e crespa (de duas espécies - Mônica e Grande Rápida), couve, rúcula, cheiro-verde, abobrinha, pepino e pimenta. Para ele, o importante é não prejudicar a saúde da população, pensando nos consumidores dos alimentos.

Mudas de alface plantadas há cerca de 15 dias. Foto: Maiza Borges.

Segundo Silvio, a forma que cultiva as hortaliças foi ensinada pelo seu pai e pelo programa Globo Rural (da TV Globo) nas manhãs de domingo. “Você assiste a explicação igual na escola, tem que pegar desde o começo para entender bem, e vai aprendendo”, conta Godoy.

Sementes de alface germinadas há uma semana nos recipientes de isopor. Foto: Maiza Borges.

O cultivador de hortaliças não sabia da existência do Fórum de Luta Contra os Impactos dos Agrotóxicos na Região Sul do Mato Grosso e nem que os pesquisadores Wanderley Pignati e Jackson Barbosa estiveram em Alto Araguaia (MT) no começo de abril deste ano para falar do assunto na vizinha Alto Araguaia (MT). Porém, acha importante esse tipo de inciativa. Citou um exemplo da época que trabalhava no estado de São Paulo com uvas, em que as pessoas se alimentavam e sabiam do veneno presente nas frutas. “Mesmo com o passar dos dias o agrotóxico não saiu completamente, pois é absorvido pela planta”, explica. 

Silvio relata no áudio disponível no link abaixo, como começou a trabalhar com o cultivo de hortaliças em Santa Rita do Araguaia Goiás. 

https://soundcloud.com/user-348032108/horta-organica-silvio-godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário