quinta-feira, 15 de julho de 2021

Thiago de Assumpção e perfis sociais da web

Thiago de Assumpção - Foto: UFBA

Por Gustavo Corrêa Braun*

Thiago de Assumpção Fernandes Barbosa, escritor, visionário, grande pesquisador de culturas populares e comportamentos na web, no estilo reacionário de ser e viver, busca respostas quanto ao seu próximo, frente aos acontecimentos reais existentes na natureza humana dentro de sua civilização exerce papel de cidadão. Thiago não possui um perfil ativo nas redes sociais (Instagram e Facebook).

No site da Intercom ele participou do evento virtual na Universidade Federal da Bahia (UFBA) na categoria comunicação e cultura digital com o trabalho “Apresentação de si e gerenciamento deimpressão em perfis colaborativos de memes no Instagram: o caso @mestradoarrombado”. O estudo que busca observar como perfis de redes sociais digitais, em particular aqueles que fazem curadoria de memes, elaboram o self enquanto um personagem, e fazem o gerenciamento das impressões nesses ambientes. E tem se destacado em eventos virtuais deste porte.

Thiago é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Culturas da Imagem e do Som. Membro do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Bolsista de Mestrado da CAPES. Possui graduações em Humanidades (Bacharelado Interdisciplinar, UFBA, 2017) e em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (ESAMC/Faculdade Sartre COC, 2010), tendo recebido nesta última, certificado de honra ao mérito estudantil.

Atuou profissionalmente nas áreas de marketing e relações públicas. E em ações de ajuda humanitária na América Latina nas áreas de educação e artes. Tem como interesse de pesquisa os memes de internet e sua relação com a política.

O autor que possui em seu currículo uma vasta experiência que começa em 2010 após concluir sua primeira faculdade, iniciando sua carreira como assistente de marketing e propaganda que com o tempo foi se aperfeiçoando, evoluindo como um grande estudante e amante do conhecimento, adquiriu vários cursos e demais formações complementares, hoje ele tem vasto arquivo bibliográfico de sua autoria; artigos publicados, estudos científicos, participações em congressos e eventos do ramo. Como monitor de cursos e bolsista da universidade atuou por grande período de aperfeiçoamento e dedicação aos estudos. 

Com a pesquisa científica “OS MEMES E A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL: MODOS EMERGENTESDE VIVER E NARRAR”; participante do simpósio da ABCiber, ele teve grande alcance em visualizações, e hoje sendo apresentado em meu texto perfil. Tema visto por mim como essencial, contém um enquadramento da realidade de muitos cidadãos que se encontram frente a uma matéria real de vida e não se calam frente a omissão de real informação de poderes e governo. O objeto de estudo dele para mim é real e evidente se tratando de um contexto de realidade virtual em acedência no mercado fortalecido no período de pandemia. Redes sociais e seus usuários são o tema de preferência do autor.

Fonte: ABCiber, UFBA, Currículo Lattes e Intercom.

* Gustavo Corrêa Braun é acadêmico do 4º semestre do Curso de Comunicação Social da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Tangará da Serra. E autor do texto perfil elaborado na disciplina de Comunicação e Cibercultura, ministrada pela professora Ma. Cálita Fernanda de Paula Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário