por Aline Pio
O que está em jogo? é o primeiro capítulo do livro “Software Livre: A luta pela liberdade do conhecimento”, de autoria de Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo e professor universitário. Ele é mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).
![]() |
Esta foto foi tirada do livro software livre |
A obra que apresenta nove capítulos, além da conclusão e anexos, traz várias definições sobre compartilhamento do conhecimento tecnológico. Foi lançada em 2004 pela Editora Fundação Perseu Abramo. Cada capítulo traz imagens ilustrativas para contextualizar, de fato, o que está escrito, tentando envolver o leitor na leitura .
Especificamente, no primeiro capitulo, o autor aborda o movimento do software livre, que se iniciou na década de 80 e se alastrou pelo mundo. Contudo, os maiores defensores desses movimentos são os hackers e uma grande parte de acadêmicos e cientistas que apoiam a que todos tem direito a informação.
Os maiores concorrentes do software livre são as megaempresas que exploram a licença de uso de seus softwares por meio, do domínio de códigos de programas de computadores. A tendência da economia capitalista é mostrar o crescimento baseada em informações. Os programas de computador serão cada vez mais vital para um país, portanto o software é um elemento de grande utilidade.
De acordo com o autor, a essência do software é o seu código-fonte que possui várias linhas de códigos traduzidos por uma linguagem que o computador entende e que leva a inúmeras informações ao mesmo tempo. A base da ascensão da humanidade e o Conhecimento na informação, pois quanto mais se compartilha mais o conhecimento cresce.
Está obra é indicada para jovens e adultos, para alunos de Jornalismo e Ciência da Computação, dentre outros que sim interessem por tecnologias através de um viés igualitário. pois as palavras são de difícil entendimento, mas o capitulo e bom e legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário