Sérgio Amadeu da Silveira é sociólogo. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), o pesquisador é mestre e doutor em Ciência Política (USP).
É importante destacar que suas pesquisas envolvem Internet e as possibilidades de participação dos internautas de longa data como demonstra, respectivamente, os títulos de sua dissertação e tese, a saber: O poder no ciberespaço: o Estado-nação, o controle da Internet (2000) e A mobilização colaborativa e a teoria da propriedade do bem intangível (2005).
É consultor de Comunicação e Tecnologia. Fez parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Comandou o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005).
É parecerista Ad-Hoc de diversas instituições, dentre as quais a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Também autor de vários livros como: Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento
Nascido no dia 22 de agosto 1961, conquistou grandes projetos na área de Inclusão Digital e Software Livre. Começou ainda no Instituto Florestan Fernandes, por ocasião da criação do Projeto Sampa.org de telecentros comunitários.
Nas eleições paulistanas, na gestão de Marta Suplicy, Sergio, criou e ficou à frente da Coordenadoria do Governo Eletrônico da Secretaria Municipal de Comunicação e Informação Social da Prefeitura de São Paulo.
Foi nomeado e assumiu, como presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da República do Brasil, em fevereiro de 2003. Durante sua gestão, o ITI assumiu a secretaria executiva do Projeto Casa Brasil, de inclusão digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário