sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Interações em Rede - Alex Primo


Por Sérgio Silva

A Obra Interações em Rede, organizada por Alex Primo, nos traz a experiência e a compreensão de como o cidadão interage com o próximo através da utilização das tecnologias e como também se encaixa no mundo globalizado do século XXI. A obra é baseada em estudos de diversos autores conhecidos na área da cibercultura, como Lúcia Santaella, Raquel Recuero, dentre outros. Primo organiza os capítulos do livro em “nós” reconstruindo a ideia de participação do usuário na internet e referindo aos pontos de ligações que existem e se conectam a outros no ambiente cibernético.

O terceiro nó de Interações em Rede, traz artigo de Recuero, nomeado como“Atos de Ameaça à Face e à Conversação em Redes Sociais na Internet”. O conteúdo trabalha com relacionamentos entre os usuários por meio da utilização da máquina e suas tecnologias. Ou seja, o perfil que cada pessoa constrói por meio internet, os seus gostos, sua base política e cultural e principalmente sua interação com os demais usuários, como críticas e opiniões.

No atual momento, o usuário muito das vezes se apropria da internet para destilar e pregar um discurso de ódio, pois vê que é muito mais fácil e cômodo expressar sua indignação por meio de redes sociais. O Facebook é uma das redes sociais de comunicação mais utilizadas por esse tipo de atitude de usuários, diversos casos são vistos todos os dias por meio dos conteúdos compartilhados em rede. A interatividade, segundo Primo, não se baseia somente na comunicação e interação entre o usuário e a máquina, mas também na relação entre o usuário e outros usuários.

Primo nos lembra que para compreender a interatividade precisamos estudar justamente a relação entre a máquina e o usuário e não o resultado que se conquista, mas sim o entre e não os polos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário