Natural da Tunísia, norte da África, Levy descobre sua vocação para pesquisa com o filósofo Michel Serres na Universidade de Sorbonne, em Paris. Três anos após concluir seu mestrado, defendeu a tese em Sociologia e Ciência da informação da Comunicação, na discutiu sobre a ideia da liberdade na Antiguidade.
A partir deste período o pesquisador passou a aprofundar ainda sua busca pelo conhecimento do mundo que anunciava uma nova maneira de se comunicar no ciberespaço. Suas primeiras publicações foram A Máquina Universo – criação, cognição e cultura informática e As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, lançadas em 1987 e 1990, respectivamente.
Contudo, Pierre Levy se torna conhecido mundialmente em 1994 com a defesa de sua tese sobre a “As Árvores de conhecimento” um mecanismo virtual que criou com Michel Authier para promover o conhecimento de comunidades.
Hoje,Pierre Levy é um respeitado pesquisador do mundo on-line e desenvolve estudos referentes aos impactos da internet na sociedade pós-moderna. Além disso, ocupa a cadeira de pesquisa relacionada á inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, no Canadá.
* Por Karine Borges estudante do 4º semestre de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário