Por Carlos André de Freitas *
Crédito: mercado em foco |
Esse cenário foi e é de suma importância para a comunicação digital nas organizações e para toda a humanidade que não conseguem mais viver sem os milhares de recursos de se comunicar. Por este motivo, a discussão sobre os impactos decorrentes das redes sociais e a proposta de uma formação profissional centrada nas competências e habilidades digitais tem se tornado uma constante.
Dificilmente algum indivíduo pensaria a nossa vida cotidiana sem a presença de algum dispositivo. Uma simples tarefa de assistir televisão nos tempos atuais, pode vir acompanhada do uso de aparelhos móveis para assistir outros programas ou mesmo para acessar conteúdos diferentes do que está sendo apresentado na TV naquele momento.
Hoje em dia, a digitalização diminui distâncias, afasta pessoas próximas e aproxima das que estão longe de nós. Ela ocorre em rede mundial, ou seja, a sociedade conectada se faz parte da família, o que tem se tornado sempre presente na vida das pessoas e encarado como natural.
A autora firma que na cena da comunicação digital nas organizações não é diferente, pois as empresas sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, precisam do uso de computadores. Sistemas, páginas e portais, a relação através das redes sociais para cativar e atrair cada vez mais os diversos e exigentes tipos de públicos.
Atualmente, as empresas discutem a questão de como lidar com os variados processos de comunicação em redes sociais e sobre a construção de relacionamento da empresa com o seu público por meio de formatos comunicacionais. Sem dúvida nenhuma, houve uma grande evolução cultural, o que implica na rotina comunicacional das empresas.
A relação organização, tecnologias digitais e comunicação tem um papel fundamental na questão de ritmo e rapidez. Uma empresa pode sair na frente devido a instantaneidade da informação postada apresentando as novidades de mercado, seus lançamentos, preços e promoções. Essa estratégia comunicacional facilita o diálogo com o público consumidor.
Tais tecnologias exigem das organizações e dos profissionais novos posicionamentos e conhecimentos, muita criatividade, porque o mercado anda cada vez mais competitivo. No entanto, as organizações precisam buscar novos formatos e estratégias para manter e ampliar cada vez mais a comunicação e o bom relacionamento com o seu público.
* Acadêmico do 4º semestre de Jornalismo, campus da Unemat de Alto Araguaia.
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